Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA SILVA
DATA: 02/10/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Avaliação do sono de enfermeiros nos diferentes turnos hospitalares

Sono; Turnos de trabalho; Enfermeiros; Ritmos circadianos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O trabalho por turnos constitui atualmente um problema para a maioria dos trabalhadores e um enorme desafio para a saúde ocupacional, principalmente para a equipe de enfermagem. Esse estudo objetiva avaliar o padrão de sono em enfermeiros nos turnos diurno e noturno. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, de corte transversal e descritivo. A coleta ocorrerá no Hospital Universitário Onofre Lopes, com 100 enfermeiros dos diferentes turnos hospitalares. A amostrar se dará por conveniência, atendendo aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com parecer para a realização da pesquisa sob o número 751.567. Nesse estudo, serão utilizados dois questionários : para avaliação do ciclo vigília-sono (diário de sono) elaborado pelo Grupo Multidisciplinar em Ritmos Biológicos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, ao qual foram acrescentados três itens específicos sobre: qualidade do sono diurno, total de horas de sono diurno, latência e número de vezes de ocorrência do sono. Será aplicado o PSQI (Índice Qualidade de Sono de Pittsburgh). Pretendemos analisar o padrão de sono através das variáveis: horários de dormir, de acordar, qualidade do sono, quantidade de sono diurno e noturno, latência do sono e hábitos de cochilo, e a qualidade do sono diurno e noturno, verificar se há evidencias de associação entre variáveis sociodemograficas e do padrão de sono e investigar a qualidade do sono do trabalhador de enfermagem nos turnos hospitalares em função das escalas de trabalho. Um estudo de revisão integrativa da literatura sobre o tema proposto foi realizado inicialmente por meio de busca nas bases de dados PUBMED, CINAHL, LILACS e SCIELO. Foram selecionados artigos publicados sobre o sono e características do trabalhador noturno. Compuseram a amostra final 11 artigos que apresentaram as principais características dos trabalhadores noturnos no período de 24 horas.

Externo à Instituição - CARLA PARADA PAZINATTO ANDREOLI - UNIP
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA