Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA NUNES DE LIMA FERNANDES

DISCENTE: ANA PAULA NUNES DE LIMA FERNANDES
DATA: 09/04/2015
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Severidade do olho seco em pacientes internados em unidade de terapia intensiva: análise de conceito e construção de definições

Enfermagem, Processos de Enfermagem, Síndromes do Olho Seco, Cuidados Críticos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial do filme lacrimal e da superfície ocular, que resulta em desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal com possíveis danos a superfície do olho. É resultado do desarranjo de qualquer componente da unidade funcional lacrimal que produz alteração de volume, composição, ou distribuição da lágrima. Em pacientes internados em terapia intensiva a etiologia torna-se potencializada devido aos diversos fatores de riscos como ventilação mecânica, sedação, lagoftalmia, baixas temperaturas, entre outros. O estudo tem por objeto a construção de um instrumento de avaliação da severidade do olho seco em de pacientes internados em terapia intensiva com base na Sistematização da Assistência de enfermagem e seus sistemas de classificação. A construção deste instrumento será de grande valia para os profissionais de saúde, gestores e pacientes, tendo em vista que este fornecerá uma avaliação mais acurada sobre a severidade do olho seco. O objetivo geral deste estudo é construir um instrumento de avaliação da severidade ocular do olho seco em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva com base na classificação dos resultados de enfermagem – NOC. Como objetivos específicos: Analisar o contexto da enfermagem na ocorrência do evento adverso do Olho seco em pacientes críticos; Analisar o conceito de Olho seco em pacientes internados em UTI;Construir definições constitutiva, definições operacionais e magnitudes operacionais para o resultado de enfermagem severidade do olho seco em pacientes internados em UTI. Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas, a saber: análise de contexto, análise de conceito, construção das definições do resultado de enfermagem. Para a primeira etapa utilizou-se o referencial metodológico de Hinds, Chaves e Cypress(1992), que considera o fenômeno escolhido para ser estudado por meio de contextos. Para a segunda etapa utilizar-se-á o modelo de Walker e Avant e uma revisão integrativa segundo Whitemore, Knalf (2005). Esta etapa possibilitará identificar os atributos do conceito, os antecedentes e os consequentes, e fundamentará a construção das definições para o resultado de enfermagem severidade do olho seco. Para a construção das definições e magnitudes operacionais, será utilizado a Psicometria proposta por Pasquali(1999). Como resultado preliminar a partir da análise de contexto, visualizou-se a relação entre a enfermagem e a ocorrência do Olho Seco. A partir da reflexão pode-se perceber que o assunto deve ser discutido e que a enfermagem necessita atentar para a problemática das lesões oculares, para que sejam criadas estratégias de minimização deste evento com elevada prevalência.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR