Banca de DEFESA: ELIANE SANTOS CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE SANTOS CAVALCANTE
DATA: 12/12/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Trajetória de vida dos pescadores vítimas de lesão medular no litoral do Rio Grande do Norte/RN.

Saúde do Homem; Saúde Mental; Traumatismo da Coluna Vertebral; Paraplegia; Pesca; Representação; Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A lesão medular ocasiona manifestações incapacitantes permanentes, afetando a integridade anatômica, mudanças corporais e limitações funcionais pertinentes ao estado de deficiência. Objetivou-se analisar a trajetória de vida dos pescadores com lesão medular vítimas de acidente por mergulho nas praias do litoral Norte/RN. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com dados quantitativos, qualitativos e representacional, desenvolvido em colônias de pescadores de nove praias do litoral Norte/RN, entre outubro de 2013 a agosto de 2014, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, parecer nº 431.891/2013, CAAE 20818913.0.0000.5537. A amostra compôs-se por pescadores acometidos por lesão medular, definida a partir dos critérios de inclusão e de exclusão dos participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Analisaram-se os dados quantitativos por meio da estatística descritiva, apresentando-os em forma de tabelas, quadros e gráficos, utilizando o Microsolft Excel. Submeteram-se os dados das entrevistas ao software Analyse Lexicale par Contexte d`um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) e à luz da análise da Teoria das Representações Sociais e Teoria do Núcleo Central. Esclarece-se e apresentam-se os resultados da pesquisa a partir de quatro artigos, seguindo recomendações normativas dos periódicos: 1. Caracterização dos pescadores artesanais atendidos em hospital naval vítimas de doença descompressiva, em análise documental. Dos 28 pescadores artesanais estudados, todos eram do sexo masculino, faixa etária de 31 a 40 anos (53,6%) e casados (35,7%). A doença descompressiva ocorreu prevalentemente no baixo verão (75,0%), litoral Norte (96,4%), tendo como principais agravos a parestesia e dor nos membros superiores (67,9%), seguido de lesão medular (57,1%) e óbitos de 25,0%. 2. Estresse e ansiedade em pescadores artesanais vítimas de lesão medular. Estudo descritivo: Dos 44 participantes, todos eram do sexo masculino, média de idades de 49,6 anos, ensino fundamental (68,2%), casados (77,3%); com sequela de paraplegia (50,0%). A maioria apresentava estresse (75,0%), encontrando-se na fase de quase exaustão (33,3%), com sintomas prevalentes de insônia (95,5%) nas últimas horas; hipertensão (97,7%) na última semana e dificuldades sexuais (95,5%) no último mês. 3. Experiências, memórias, scripts, representações sociais sobre lesão medular para pescadores vítimas de acidentes por mergulho: A análise de 10 entrevistas permitiu a construção de três categorias: Incapacidade na coordenação sensório-motora da deambulação; Ressignificação da deficiência e o sentido da dependência e Autonomia e adaptação limitante. 4. Representações sociais de pescadores artesanais vítimas de lesão medular: repercussões na trajetória de vida. A análise de 31 entrevistas sob a ótica da compreensão das Representações Sociais da lesão medular permitiu a construção de sete categorias: Tratamento: limitações e expectativas; Lesão Medular: antes e depois; Aposentadoria: uma realidade ainda distante; Deficiência: dependência, incapacidade e vulnerabilidade; Superação e autonomia; Sentimentos do eu: perdas físicas e recomeço; Vida e trabalho: impedimentos, planos e mudanças. Conclui-se esse estudo com o alcance dos objetivos, cuja temática é relevante para a saúde pública de homens pescadores. Sugere-se medidas de prevenção, promoção e recuperação da saúde do homem pescador, além das condições seguras, saudáveis e dignas como compromisso das políticas de saúde.

Externo à Instituição - ANA CRISTINA MANCUSSI E FARO - USP
Externo à Instituição - FRANCISCA LUCÉLIA RIBEIRO DE FARIAS - UNIFOR