Banca de DEFESA: PATRICIA CABRAL FERREIRA

DISCENTE: PATRICIA CABRAL FERREIRA
DATA: 28/11/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Nursing Activities Score: avaliação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto.

Unidade de Terapia Intensiva; Carga de Trabalho; Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

O dimensionamento de recursos humanos em enfermagem é uma ferramenta gerencial essencial para suprir as necessidades da clientela e da Instituição. Quando se trata de Unidade de Terapia Intensiva, em função da gravidade dos pacientes atendidos e da tecnologia empregada que demandam um elevado quantitativo de recursos humanos especializados, existe a necessidade da utilização de instrumentos específicos para medir a carga de trabalho de enfermagem. O Nursing Activities Score é um instrumento validado para mensurar a carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva que tem demonstrando efetividade. Trata-se de um estudo transversal, com o objetivo de avaliar a carga de trabalho de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva adulto por meio da aplicação do Nursing Activities Score. O estudo foi realizado em um hospital privado, referência em oncologia, localizado no Município de Natal/RN, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer sob Parecer nº 558.799 e CAAE 24966013.7.0000.5293. Para a coleta de dados foram aplicados uma ficha de caracterização sociodemográfica do paciente; o Nursing Activities Score para identificar a carga de trabalho de enfermagem; e o instrumento de classificação de pacientes de Perroca, fornecendo dados sobre o grau de dependência dos pacientes em relação aos cuidados de enfermagem. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio de um pacote estatístico. As variáveis categóricas foram descritas por frequência absoluta e relativa, ao passo que as numéricas por meio de mediana e intervalo interquartil. Na abordagem inferencial foram utilizados os testes Sperman, Qui-quadrado de Wald, Kruskal Wallis e Mann-Whitney, considerando-se as variáveis estatisticamente significativas aquelas com valores p< 0,05. A avaliação das médias gerais de NAS, considerando os primeiros 15 dias de internação, foi realizada por meio da análise de Estimativa de Equações Generalizadas (GEE) com ajustamento pela variável tempo de internação. A amostra constituiu-se por 40 pacientes, no período de junho a agosto de 2014. Os resultados demonstraram uma média de idade foi de 62,1 (±23,4) com predominância do sexo feminino (57,5%). O mais freqüente tipo de tratamento foi clínico (60,0%), observando-se uma média de permanência de 6,9 dias (±6,5). Em relação à procedência, a maioria dos pacientes (35%) advieram do Centro Cirúrgico. Observou-se uma mortalidade de 27,5%. Foram realizadas 277 medidas do escore NAS e de Perroca, sendo as médias de 69,8% (±24,1) e 22,7% (±4,2), respectivamente. Verificou-se a associação entre o desfecho clínico e valor do Nursing Activities Score nas 24 horas (rp 0,653, p<0,001), assim como entre o grau de depência dos pacientes e a carga de trabalho de enfermagem (rp 0,646, p<0,001). A carga de trabalho de enfermagem encontrada apresentou-se elevada no período analisado, demonstrando que os pacientes internados exigiram uma alta demanda de cuidados. Esses achados geram subsídios para o dimensionamento de pessoal e alocação de recursos humanos no setor, tendo em vista a busca por maior segurança e satisfação do paciente como resultado da assistência intensiva, bem como um ambiente de trabalho favorável à qualidade de vida dos profissionais.

Externo à Instituição - CÉSAR CAVALCANTI DA SILVA - UFPB
Externo ao Programa - 1756956 - MARIA TERESA CICERO LAGANA