Banca de DEFESA: FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA
DATA: 11/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: ANFITEATRO MARIA LÚCIA BRANDÃO
TÍTULO:

Acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança: uma estratégia de acessibilidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária em Saúde; Saúde da Criança; Cuidado da Criança; Desenvolvimento Infantil; Acesso aos Serviços de Saúde.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento consiste no eixo estruturante da assistência à criança no âmbito da atenção primária à saúde, visando contribuir para a redução da morbidade e mortalidade infantil, bem como promover um desenvolvimento saudável. Apesar de sua importância, a unidade saúde da família localizada na zona rural do município de Parazinho vivencia o problema das faltas frequentes das crianças às consultas do acompanhamento. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a participação das mães na consulta do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, desenvolvido com as mães que fazem parte do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança da área rural do município de Parazinho/RN no período de maio a outubro de 2014. A coleta de dados foi realizada utilizando as técnicas de grupo focal, observação participante e entrevista individual. Os dados foram analisados por meio da análise temática de categorização. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer consubstanciado 617.559 e CAAE 28598014.7.0000.5537. Na etapa do diagnóstico situacional, foram realizados dois grupos focais, onde participaram ao todo 14 mães de distintas localidades rurais. A partir das falas, percebe-se que elas possuem o entendimento suficiente a respeito do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, referindo como um momento de aprendizagem. A enfermeira foi mencionada como profissional chave dessa ação. O principal motivo que leva as mães a abandonarem as consultas é o acesso ao serviço de saúde, devido à distância de suas residências até a unidade básica, baixa renda familiar e a escassez de transporte público para o deslocamento dos usuários. Como estratégia para solucionar esse problema, com a sugestão das próprias mães, foi criado o Acompanhamento do CD Itinerante, em que a equipe da ESF se deslocava para as localidades rurais, realizando atividades voltadas para a saúde da criança. As mães que participaram da ação aprovaram a iniciativa, apesar de apontarem como pontos negativos a pouca estrutura e privacidade nas consultas. Portanto, conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas muitas vezes por falta de apoio da gestão e envolvimento de alguns profissionais, o acompanhamento do CD itinerante mostrou-se como uma importante ferramenta na resolução do problema do acesso aos serviços voltados para a saúde da criança, além de funcionar como um espaço para a realização da educação em saúde, passando a ser, desde então, uma atividade inerente a programação da equipe de saúde da família.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo à Instituição - MARIA GORETE LUCENA DE VASCONCELOS - UFPE
Interno - 004.461.144-72 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/11/2014 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao