COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - UFRN - CAMPUS CENTRAL - AVISO

A V I S O

A coordenadora do CEP/UFRN – Campus Central, por motivos de doença não pode comparecer ao mesmo durante os meses de maio e junho. A vice-coordenadora também, por motivos superiores, não pode assumir as funções da coordenadora. Enquanto isso, o membro mais antigo deste Colegiado alegando falta de tempo, deixa este CEP.

Esses motivos levaram ao acúmulo de pareceres, mais de 43 somente no mês de maio, que devem ser corrigidos e emitidos aos pesquisadores pela coordenação.

Somando a estes pareceres estão as consultas, emendas, extensões, relatórios e recursos que também carecem de pareceres da coordenação.

Procuramos todas as soluções possíveis e a única viável é que não haja reuniões nos meses de junho e julho para que a coordenadora possa revisar todos os pareceres dos protocolos relatados e emitir pareceres para as consultas, emendas e relatórios. Receberão pareceres ad referedum todos aqueles que não suscitem dúvidas éticas, não merecendo, portanto, discussões.

Desta forma, tentaremos não prejudicar os pesquisadores cujos protocolos já foram relatados.

O pesquisador pode continuar submetendo seu protocolo à Plataforma Brasil (CEP/UFRN – Campus Central), porém a documentação somente será validada e recebida após a emissão dos pareceres já relatados e acumulados.

É bom frisar que este CEP, constituído de 24 membros, encontra-se apenas com 9 (nove) membros dispostos a relatarem protocolos, fato que os sobrecarrega, visto que os demais membros, alegando falta de tempo ou sem nenhuma justificativa, abandonaram este Colegiado.

Vale acrescer que esta crise tende a aumentar, forçando este CEP a se desligar do Sistema CEP/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, já que a Instituição que o abriga, apesar de todas as reivindicações, continua a não atender e valorizar o trabalho dos membros deste CEP.

Natal, 26 de junho de 2014.

Dulce Almeida

Coordenadora do CEP/UFRN

Campus Central

Notícia cadastrada em: 27/06/2014 09:59