Análise do Discurso como metodologia de pesquisa

Caros docentes e alunos,

Convidamos a todos para participarem do curso intitulado Análise do Discurso como metodologia de pesquisac, o qual será ministrado por Sérgio Augusto Freire de Souza, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Linguística pela UNICAMP.

Seguem os detalhes:

Objetivo: Apresentar os pressupostos epistemológicos da Análise de Discurso francesa e seus procedimentos de análise.

Conteúdo:
1. Linguagem, Ideologia e Discurso

2. O sujeito do discurso
3. A pesquisa em AD: os procedimentos de análise
4. A escrita da análise

Referências:
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) . Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec: São Paulo1992.
BRANDÃO, H.  Introdução à Análise do Discurso3a. ed.  Campinas: Editora da Unicamp, 1994
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
ORLANDI, E. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. Pontes, 1999.
______.
  Discurso e Texto. Pontes, 2001.
SOUZA, S.A.F. Conhecendo análise de discurso: linguagem, sociedade e ideologia. Manaus: Valer, 2006.

O curso acontecerá nos dias 13 e 14 de maio de 2014, das 09 às 12h e 14 às 17h, no Auditório Raimunda Medeiros Germano, no Departamento de Enfermagem da UFRN.

Não haverá necessidade de fazer inscrição. A identificação dos participantes será feita por meio de listas de presença.

Informamos também que nesses dias não haverá aula da pós-graduação nos turnos manhã e tarde.

Incentivamos fortemente a participação de todos!

Att,

Coordenação PGENF