Banca de DEFESA: HELOISA CRISTINA FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA CRISTINA FERREIRA DE LIMA
DATA: 31/03/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

O Ensino de Enfermagem Gerontológica na formação do  enfermeiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em enfermagem; Gerontologia; Currículo.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

No atual momento das mudanças demográficas populacionais no mundo, observa-se que o setor saúde necessita de uma reestruturação de suas práticas no atendimento à pessoa idosa, de maneira a possibilitar um cuidado integral e humanizado. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de profissionais qualificados para assistirem a pessoa idosa e, para isso, é importante que os currículos de formação do enfermeiro estejam adequados a esta realidade. O estudo tem como objetivo geral, analisar como se desenvolve o ensino do componente enfermagem gerontológica em cursos de graduação de enfermagem. Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições de ensino superior no Município de Natal/RN, sendo uma instituição pública e outra. A população envolvida correspondeu aos coordenadores do curso de graduação em enfermagem e professores que lecionam conteúdos de atenção à saúde do idoso, totalizando sete participantes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo questões relacionadas à caracterização sociodemográfica e profissional e ao ensino da gerontologia nos cursos de graduação em enfermagem. Os resultados foram apresentados de forma descritiva em quadros, e analisados a partir de eixos temáticos oriundos das principais questões nominados em: conhecendo os participantes da pesquisa, conhecendo o ensino do componente enfermagem gerontológica e, conhecendo os projetos pedagógicos. A análise descritiva foi do tipo comparativa, em função dos resultados incluir duas instituições de ensino, com base na Resolução n°. 03, de 7/11/2001, que dispõe sobre as diretrizes mínimas para o curso de enfermagem e nos projetos pedagógicos de ambas as instituições de ensino. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (cinco) eram do sexo feminino, quase todos possuem pós-graduação embora, nenhum deles declarou qualificação na área do envelhecimento ou saúde do idoso; a organização dos conteúdos do componente na matriz curricular, a carga horária teórico-prática e as estratégias metodológicas de ensino apresentaram-se de forma heterogênea e, algumas vezes divergentes em uma mesma instituição; Sobre a definição do componente  enfermagem gerontológica, identificou-se que não está bem definido ao longo do projeto pedagógico das instituições de ensino pesquisadas. Concluiu-se que, no contexto deste estudo, o ensino de enfermagem gerontológica está presente no curso de formação do enfermeiro, mas há necessidades de reavaliação e atualização com vistas a um ensino de maior abrangência e aproximado das práticas em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CECILIA NOGUEIRA VALENCA - UERN
Interno - 004.461.144-72 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO - UFRN
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - WILMA DIAS DE FONTES - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/03/2014 10:35
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