CONSEPE aprova normas para os programas e cursos de pós-graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou o novo regulamento para os programas e cursos de pós-graduação da Instituição. A nova resolução entra em vigor no primeiro semestre de 2014.

De acordo com a pró-reitora de pós-graduação (PPG), Edna Maria da Silva, o novo regulamento foi aprovado pelo CONSEPE, no dia 10 de dezembro, após a elaboração de uma minuta pela Comissão de Pós-Graduação e uma ampla discussão na Câmara de Pós-Graduação do Conselho. “A proposta foi discutida junto aos centros acadêmicos, com as coordenações dos programas e cursos de pós-graduação. A Câmara do CONSEPE, que é composta por docentes e técnico-administrativos da UFRN, também fez uma avaliação”, explicou.

Ainda segundo Edna, a resolução anterior, que foi elaborada em novembro de 2004, serviu como base para a nova proposta. “A antiga já estava ultrapassada porque aconteceram muitas atualizações no modelo brasileiro de educação. Então, redefinimos novos critérios para que a pós-graduação da UFRN, que cresceu tanto, melhore ainda mais sua qualidade”, disse a pró-reitora.

Entre as novidades do regulamento, Edna Maria da Silva citou as “teses em co-tutela entre a UFRN e outras universidades”, que possibilita a reciprocidade de validade do título entre as instituições. “Uma universidade que procura se internacionalizar, como a UFRN, precisa diminuir as barreiras”, reforçou.

Outro aspecto do documento que merece destaque, na opinião da pró-reitora, é a vinculação da pós-graduação com os centros acadêmicos. “Procuramos deixar bem claro que os programas e cursos de pós-graduação são de responsabilidade dos centros”, esclareceu Edna.

“O documento contém 80 artigos e traz de forma clara e objetiva os critérios de credenciamento dos professores, a proteção da propriedade intelectual, a duração máxima dos cursos, os coeficientes de rendimento dos estudantes, entre outros”, ressaltou a pró-reitora.

Para consultar a nova resolução é só acessar, no site da UFRN (www.ufrn.br), as seções “Documentos” e “Colegiados Superiores”.  Em seguida, basta escolher a opção “Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE” e preencher o campo Número com “197”

Notícia cadastrada em: 20/12/2013 21:23