Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES

DISCENTE: MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
DATA: 18/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise.

Diagnóstico de enfermagem. Líquidos corporais. Sinais e sintomas. Insuficiência renal crônica. Diálise renal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Estudo transversal, com o objetivo de analisar as medidas de acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise. Pesquisa desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira composta pela avaliação dos indicadores clínicos do diagnóstico em estudo; e a segunda, a inferência diagnóstica por enfermeiros diagnosticadores. A primeira etapa ocorreu entre os meses de dezembro de 2012 a abril de 2013, no Hospital Universitário Onofre Lopes e na Clínica de Doenças Renais, com uma amostra de 100 pacientes renais crônicos em hemodiálise. Dados obtidos por fonte primária, mediante formulários de entrevista e exame físico, os quais foram organizados em planilhas eletrônicas e analisados quanto à presença ou ausência dos indicadores clínicos do diagnóstico volume de líquidos excessivo. Na segunda etapa, as planilhas criadas anteriormente, contendo a lista dos indicadores clínicos presentes em cada paciente da amostra, foram encaminhadas a três diagnosticadores que julgaram se o diagnóstico volume de líquidos excessivo estava presente ou ausente na clientela pesquisada. Essa etapa desenvolveu-se entre os meses de julho a setembro de 2013. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 19.0 for Windows. Na análise descritiva, utilizaram-se medidas de tendência central e de dispersão. Na análise inferencial, utilizou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher para verificar a associação entre as características definidoras e o diagnóstico estudado, sendo calculadas também as razões de prevalência. Posteriormente, mensurou-se a acurácia dos indicadores clínicos do referido diagnóstico por meio da especificidade, da sensibilidade, dos valores preditivos positivo e negativo, a razão de verossimilhança positiva e negativa e a Odds Ratio Diagnóstica. Os resultados obtidos foram organizados em tabelas e discutidos de acordo com a literatura pertinente. Estudo aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o protocolo nº 148.428 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº 08696212.7.0000.5537. Os resultados parciais mostram que o diagnóstico de enfermagem estudado esteve presente em 82% dos pacientes e dentre as 25 características definidoras, oito apresentaram associação estatisticamente significante quando associadas ao diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo (p < 0,05), a saber: agitação, congestão pulmonar, distensão da veia jugular, edema, eletrólitos alterados, ganho de peso, ingestão maior que o débito e ruídos respiratório adventícios. Dentre essas, as que aumentaram as chances para o desenvolvimento do diagnóstico estudado foram: edema, eletrólitos alterados, ingestão maior que o débito e ganho de peso. Assim, conclui-se que em virtude da alta frequência do diagnóstico volume de líquidos excessivo nesta clientela, e destacando-se os problemas ocasionados pela presença deste, o enfermeiro deve primar pelo controle da volemia e propor estratégias para a abordagem terapêutica nestes pacientes com vistas a preveni-lo.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo ao Programa - 1879353 - FABIA BARBOSA DE ANDRADE
Externo à Instituição - VIVIANE MARTINS DA SILVA - UFC