Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVA GURGEL GUERRA FERNANDES

DISCENTE: LIVA GURGEL GUERRA FERNANDES
DATA: 14/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

TÍTULO: CULTURA E CLIMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UMA MATERNIDADE ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

Clima de Segurança. Cultura de Segurança. Segurança do Paciente. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A partir da publicação do relatório “Errar é Humano” pelo Institute of Medicine (IOM), o qual estimou que entre 44.000 a 98.000 americanos morrem anualmente em decorrência de erros da assistência à saúde, a segurança do paciente passou ganhar destaque, surgindo estudos que avaliam a cultura de segurança através da mensuração do clima de segurança. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar a cultura de segurança percebido pelos profissionais de enfermagem que atuam nas unidades de terapia intensiva de uma maternidade escola em Natal/RN através do Questionário de atitudes de Segurança (SAQ). Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa realizado nas Unidades de Terapia Intensiva Materna e Neonatal de uma maternidade escola na cidade de Natal/RN. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil e obteve parecer favorável do CEP/UFRN sob o número 309.540 e CAAE 16489713.7.0000.5537. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: o primeiro foi um questionário com a finalidade de coletar dados sócio demográficos dos sujeitos e o segundo o Questionário de Atitudes de Segurança, uma adaptação transcultural para a língua portuguesa do instrumento da Organização Mundial da Saúde intitulado Safety Attitudes Questionnaire - (SAQ) Short Form 2006. O SAQ é a versão genérica do instrumento que mensura o clima de segurança percebido pelos profissionais e foi escolhido devido às suas qualidades psicométricas e por ser o instrumento mais utilizado para mensurar o clima de segurança em hospitais. O instrumento contém 41 itens subdivididos em seis domínios: clima de trabalho em equipe, satisfação no trabalho, percepção da gerência da unidade e do hospital, clima de segurança, condições de trabalho e percepção do estresse. O escore final da escala varia de 0 a 100, onde 0 equivale a pior percepção do clima de segurança e 100 equivale a melhor percepção. São considerados valores positivos quando o escore é maior ou igual a 75. A pontuação é assim ordenada: discorda totalmente (A) corresponde a 0 pontos, discorda parcialmente (B) corresponde a 25 pontos, neutro (C) equivale a 50 pontos, concorda parcialmente (D) corresponde a 75 pontos e concorda totalmente (E) equivale a 100 pontos. Dessa forma, as questões foram agrupadas por domínios e a soma das respostas para as questões em cada domínio foi divida pelo número de questões em cada área. Os dados coletados foram analisados quantitativamente através da organização em banco de dados eletrônicos no Microsoft Excel 2010 e exportados para planilha do SPSS (Statistical Package for the social sciences) versão 2.0 onde foram codificados, tabulados, e analisados mediante estatística descritiva. Participaram do estudo um total de 50 profissionais de enfermagem, sendo 31 da UTI Neonatal e 19 da UTI Materna. Os escores dos domínios analisados a princípio foram ligeiramente mais elevados na UTI Materna se comparada à UTI Neonatal. Apesar disso, nenhum dos setores atingiu o escore mínimo de 75.

Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo ao Programa - 1756956 - MARIA TERESA CICERO LAGANA
Presidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA