Edital nº 01/2024-PPGHC-UFRN - Seleção simplificada para aluno especial no semestre 2024.1

Informamos que encontram-se abertas inscrições para Seleção Simplificada, conforme Edital nº 01/2024-PPGHC-UFRN, em anexo, visando preenchimento para vagas de Aluno Especial no semestre letivo 2024.1.

São ofertadas, ao todo, 8 (oito) vagas para aluno especial conforme quadro abaixo.

Nível

Turno/Horário

Mestrado (obrigatória) 60 horas Laboratório de

Práticas Pedagógicas Prédio da Pós- Graduação

UFRN - CERES

MHIST0001 - Teoria e Metodologia da História

Ementa: Concepções teórico-metodológicas da História articuladas às diferentes perspectivas de produção do conhecimento histórico. A relação história, memória e narrativa. A historicidade do tempo e do espaço. Os paradigmas historiográficos e suas crises. A produção historiográfica contemporânea e o diálogo com outros saberes.

Joel Andrade

3N1234

Mestrado (optativa) 60 horas

Ambiente Virtual

MHIST0031 – Tópicos Especiais em História dos Sertões I

Ementa: Sertão sob a ótica da ciência em uma perspectiva histórica, séculos XIX-XX. História Ambiental, Cartografia histórica e Geografia histórica. Fontes documentais. Debates técnico-científicos e os profissionais envolvidos. Instituições governamentais – IOCS, IFOCS, DNOCS. As ações efetivas – estradas de ferro e os açudes. Natureza, ciência e sertão.

Yuri Simonini

2N1234

As inscrições prosseguem até o dia 23 de fevereiro próximo.

O formulário de inscrição em formato aberto e editável (word) encontra-se disponível na aba "Documentos - Formulários" do nosso site oficial, ou clicando AQUI.

Prof. Joel Andrade

Coordenador do PPGHC-UFRN