Banca de DEFESA: ARTHUR EBERT DANTAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR EBERT DANTAS DOS SANTOS
DATA : 28/02/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Canal do PPGHC no Youtube
TÍTULO:

UM NOVO CICLO FOLCLÓRICO PARA O CONSELHEIRO? A “CONTINUAÇÃO” DO PROCESSO DE FOLCLORIZAÇÃO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO (1940-1960)


PALAVRAS-CHAVES:

Antônio Conselheiro; Calasans; História; Folclore; Sertões.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

A presente dissertação pretende-se como uma análise e continuação do processo de folclorização de Antônio Conselheiro presente na obra O Ciclo Folclórico do Bom Jesus Conselheiro do pesquisador José Calasans. Utilizando-se da ideia de um Ciclo Folclórico relativo ao chefe do Arraial de Canudos, analisarei de que maneira se seguiu esse processo, através da problematização e análise discursiva das novas peças folclóricas, discursos e produções acerca do Conselheiro, que foram produzidas posteriormente ao referido estudo inicial. Articulando temas transversais como o Messianismo, o Sebastianismo, a discussão sobre o Folclore Brasileiro e partindo de uma abordagem Sociológica e Marxista, utilizarei enquanto fontes as obras O Messianismo no Brasil e no Mundo (1965) e Cangaceiros e Fanáticos (1963), respectivamente, da socióloga Maria Pereira Isaura de Queiroz e do marxista Rui Facó, produzidas durante as décadas de 40 e 60, acerca de Antônio Vicente Mendes Maciel, considerando a contribuição destas, identificadas aqui como as novas peças folclóricas, para as novas fases do Ciclo, dando ênfase às décadas aqui abordadas. Desta forma, esta dissertação é um estudo acerca das inúmeras faces e imagens folclóricas atribuídas a Antônio Conselheiro, assim como uma análise do impacto dessas representações para a formação de um perfil imagético-cultural de uma das identidades que foram atribuídas ao povo nordestino sertanejo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Interna - 1934542 - PAULA REJANE FERNANDES
Externo à Instituição - MARCILIO LIMA FALCÃO - UERN
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao