Banca de DEFESA: BEATRIZ ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BEATRIZ ALVES DOS SANTOS
DATA : 27/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Canal do PPGHC no Youtube
TÍTULO:

CINEMA, SERTÃO E RELIGIÃO: AS REPRESENTAÇÕES DA JUREMA SAGRADA NO SERIDÓ POTIGUAR NO FILME BOI DE PRATA (1981)


PALAVRAS-CHAVES:

Cinema Novo; Hibridismo; Jurema Sagrada; História dos Sertões; Seridó.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Este trabalho analisa as representações da Jurema Sagrada no Seridó Potiguar a partir da obra cinematográfica Boi de Prata (1981), de Carlos Augusto Ribeiro Júnior. O longa-metragem que foi filmado em Caicó/RN em fins da década de 1970, ainda sob os domínios da Ditadura Civil-Militar brasileira, ficou engavetado por décadas até ser remasterizado em 2018 e se apresentar como uma possível fonte de estudos. Nessa pesquisa, buscamos analisar a Jurema Sagrada enquanto uma religião híbrida, que aglutina elementos católicos, afro-brasileiros e do espiritismo kardecista, nascida no seio do sertão e com raízes indígenas. Nosso olhar se volta para a religião pelo papel central que esta ocupa na trama de Ribeiro Jr. Tendo o filme como fonte principal, mobilizamos entrevistas com Núbia Lima (atriz, figurinista e prima de Ribeiro Jr.), Amaro Lima (maquiador e amigo de Ribeiro Jr.) e Mirabô Dantas (músico), que participaram da produção e das gravações do longa-metragem, e que fizeram parte da vida do diretor. Neste sentido, utilizamos o método da Análise do Discurso para compreender os discursos empregados no enredo, costurando as falas, cenas e recortes em consonância com a época política e social em que foi gravado. Além disto, aplicamos as abordagens preconizadas pela História Oral para dar respaldo e profundidade às nossas fontes orais e os testemunhos de memórias dos entrevistados. Trabalhamos nesta pesquisa com frames, ou imagens que capturamos de dentro das cenas, de modo que captamos imagens estáticas de uma cena de imagens em movimento (vídeos). Para análise destas imagens, exercemos a metodologia de observar por camadas, o que está em plano principal e o que está em plano de fundo, tecendo comentários que acompanham a discussão das imagens no contexto de cada capítulo. Operacionalizamos os conceitos de representações, hibridismo cultural, sertões e paisagem, para dar sustento teórico, possibilitando a reflexão a respeito de uma religião sertaneja híbrida, a Jurema, representada na cinematografia no recorte de um Seridó Potiguar entre as décadas de 1970 e 1980. Nosso objetivo com essa pesquisa, portanto, é pensar a respeito dos sertões e das religiosidades e práticas híbridas sertanejas, tendo o cinema como fonte e, sobretudo, um cinema feito por um seridoense com bases no Cinema Novo brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3214358 - ANE LUISE SILVA MECENAS SANTOS
Interno - 1244548 - EVANDRO DOS SANTOS
Presidente - 1718551 - LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
Externa à Instituição - VANDA FORTUNA SERAFIM - UEM
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 11:38
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