Ciclo de Palestras "Sertões em Debate" (II): "Violeiros do Seridó: memórias da cantoria nos sertões"

O evento
O Ciclo de Palestras "Sertões em Debate" (II), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC), área de Concentração em História dos Sertões, coordenado atualmente pelos professores Joel Andrade e Antonio Oliveira, visa construir um espaço de discussão a partir de resultados de pesquisas realizadas por profissionais, nacionais e estrangeiros, de diferentes áreas do conhecimento, bem como agentes da comunidade externa, portadores de diferentes práticas e saberes, que possam contribuir e estimular novos estudos e ideias sobre os sertões e interior. Neste segundo encontro, teremos a palestra "Violeiros do Seridó: memórias da cantoria nos sertões", proferida pelo poeta, violeiro e radialista Cicero Nascimento, da Rádio Rural, de Caicó, Rio Grande do Norte, onde por décadas foi apresentador do programa Violeiros do Seridó, ao lado do seu criador, o poeta Chico Mota. A história do programa se confunde com a própria história da radiofonia caicoense. Como participantes, além do público e interessados na temática, teremos a mediação e participação de três pesquisadores da cantoria de viola: Geraldo Oliveira (Mestrando do PPGHC/UFRN), Joalisson Diniz (egresso PPGHC/UFRN) e Lindoaldo Campos (egresso PPGHC/UFRN). Esta ação também visa fortalecer as parcerias com a graduação do Curso de História e demais cursos do CERES e com instituições da região, a exemplo da Rádio Rural. A atividade ocorrerá no dia 11 de outubro de 2023, às 19h, no Auditório da Pós-Graduação, no CERES/UFRN.

A programação
- Ciclo de Palestras - Sertões em Debate (II)
- Palestra: "Violeiros do Seridó: memorias da cantoria nos sertões"
- Ministrante: Poeta, violeiro e radialista Cicero Nascimento (Radio Rural, Caicó, RN)
- Moderadores: Geraldo Oliveira (Mestrando do PPGHC/UFRN), Joalisson Diniz (egresso PPGHC/UFRN) e Lindoaldo Campos (egresso PPGHC/UFRN)
- Data: 11 de outubro de 2023;
-Horário: 19h;
-Local: Auditório da Pós-Graduação, no CERES/UFRN;
-Carga horária: 3h

A proposta
- Promover os estudos que tematizam a trajetória de agentes culturais sertanejos, a exemplo dos cantadores de viola, poetas e radialistas, como Cícero Nascimento, através de uma palestra que verse sobre as suas memórias e em interação com os alunos (e ex-alunos) do Curso de História, da Pós-graduação e comunidade externa do Seridó potiguar.

Notícia cadastrada em: 11/10/2023 16:23