UM NOVO CICLO FOLCLÓRICO PARA O CONSELHEIRO: A “CONTINUAÇÃO” DO PROCESSO DE FOLCLORIZAÇÃO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO (1940-1960)
Antônio Conselheiro; Calasans; História; Folclore; Sertões.
Considerando a Guerra de Canudos e seus indivíduos como importante acontecimento para pensar a História do Brasil, dos Sertões Nordestinos e seus respectivos processos de produção e consolidação das representações que permeiam o Imaginário Cultural Popular da sociedade brasileira, a presente dissertação pretende-se como uma análise e continuação do Ciclo Folclórico do Bom Jesus Conselheiro produzido por José Calasans. A partir desta obra, analisarei de que maneira se seguiu o processo de folclorização de Antônio Conselheiro através das inúmeras “peças folclóricas” que foram produzidas posteriormente ao referido estudo inicial. Articulando temas transversais como o Messianismo e o Sebastianismo e partindo de uma abordagem Sociológica e Marxista, advinda das obras da socióloga Maria Pereira Isaura de Queiroz e do marxista Rui Facó, produzidas durante as décadas de 40 a 60, respectivamente, acerca de Antônio Vicente Mendes Maciel, pensarei a contribuição destes para as novas fases do Ciclo, dando ênfase às décadas aqui abordadas. Assim sendo, esta dissertação é um estudo acerca das inúmeras faces e imagens folclóricas adquiridas por Antônio Conselheiro, assim como uma análise das contribuições dessas representações para a formação de um perfil imagético-cultural de uma das identidades que foram atribuídas ao povo nordestino sertanejo