OS SERTÕES E O MEB: o processo de civilizar o homem sertanejo através do trabalho educativo do MEB/Sistema Caicó (1963-1974)
MEB; Sertão; Analfabetismo; Civilidade; Desenvolvimento.
O texto dissertativo apresentado consiste em analisar o processo de civilizar o homem do sertão do Seridó através do trabalho educativo desenvolvido pelo MEB/Sistema Caicó e pela Emissora de Educação Rural de Caicó. Com isso, investigamos por meio dos rastros deixados pela documentação do MEB, o desenvolvimento do trabalho educativo narrados pelos relatórios, grades dos programas radiofônicos, pelos estudos de áreas apresentados pela documentação durante as décadas de 1963 a 1974, como também perceber as ações do MEB Sistema Caicó no combate ao analfabetismo e a aplicabilidade desse processo educativo para o desenvolvimento do País compactuado com o Governo Federal. A análise será pautada pelos conceitos de Civilidade de Nobert Elias (1994) e Conscientização de Paulo Freire (2001). Tais referências permitiram caminhar pelo entendimento do processo educativo do MEB nos sertões do Seridó relatados em sua documentação de como o sertanejo deveria se comportar diante das questões voltadas para a sua saúde, educação, política, econômica e evangelização. A metodologia utilizada é a qualitativa como também a análise de discurso, que será realizada através das leituras de jornais, material icnográfico, cartas, documentos oficiais do MEB/Sistema Caicó, seu material didático, relatórios, grade da programação dos assuntos abordados pelos professores locutores produzidos pelo MEB, disponibilizados no LABORDOC do CERES Caicó, outra parte do material sob a custódia do Colégio Diocesano de Caicó (CDS), como também pela Cáritas Diocesana de Caicó.