Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELY DE LUCENA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIELY DE LUCENA MEDEIROS
DATA : 05/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual no Google Meet
TÍTULO:

“CAPTURA” DOS SERTÕES NA REDE: UM OLHAR SOBRE OS SERTÕES CONTEMPORÂNEOS DIVULGADOS/VISUALIZADOS NAS MÍDIAS DIGITAIS (2018-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Sertões contemporâneos. Atualização/Atualismo. Mídias digitais. Sites. Instagram.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

A atualidade compreende uma série de informações concentradas principalmente no uso das novas tecnologias, celulares, computadores, redes sociais, aplicativos de divulgação, compra e venda de produtos, streamings de filmes, séries e músicas, leitores digitais e diversas outras ferramentas. Diante deste processo de atualização, os sertões com seu caráter polissêmico e multifacetado, continuam a ser apresentados sob a ótica de discursos clássicos, em sua maioria ligados à região Nordeste brasileiro, assim como descrições dos sujeitos sertanejos/nordestinos. A atualização constante em que o mundo se encontra parece não se adequar à categoria. Neste sentido, objetiva-se realizar um estudo acerca das apresentações dos sertões nas mídias digitais, a começar por sites informativos, de grande alcance e visibilidade entre estudantes, capazes de divulgar imagens negativas ou positivas acerca da categoria. Assim como o uso das redes sociais, com ênfase para o Instagram e uma página denominada Raízes do Sertão, dão destaque aos sertões sob um ponto de vista construído através dos discursos intelectuais, políticos e culturais. A investigação busca compreender, em diálogo com a história digital, as imagens/paisagens dos sertões disponíveis nas mídias digitais. Percebendo assim, que a contemporaneidade dos sertões se aplica apenas para a sua divulgação nos meios digitais enquanto um lugar (sub-região do Nordeste), com características secas, homens “austeros” devido ao ambiente hostil e romantização de certos aspectos que refletem a desigualdade social, mas que também são vistos enquanto belo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Interno - 336185 - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Interno - 1244548 - EVANDRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 21/10/2021 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao