“CAPTURA” DOS SERTÕES NA REDE: UM OLHAR SOBRE OS SERTÕES CONTEMPORÂNEOS DIVULGADOS/VISUALIZADOS NAS MÍDIAS DIGITAIS (2018-2020)
Sertões contemporâneos. Atualização/Atualismo. Mídias digitais. Sites. Instagram.
Os dias atuais compreendem uma série de informações concentradas principalmente no uso das novas tecnologias, celulares, computadores, redes sociais, aplicativos de compra e venda de produtos, divulgação, streamings de filmes, séries e músicas, leitores digitais e diversos outras que talvez ainda não seja possível obter conhecimento. Diante deste processo de atualização, os sertões com seu caráter polissêmico e multifacetado, continua a ser apresentado sob a ótica de discursos clássicos, a maioria deles ligados à região Nordeste, assim como descrições dos sertanejos/nordestinos. A atualização constante na qual o mundo se encontra parece não se
adequar a categoria, neste sentido “Captura” dos sertões na rede: um olhar sobre os sertões contemporâneos divulgados/visualizados nas mídias digitais (2018-2020), objetiva realizar um estudo acerca das apresentações dos sertões nas mídias digitais, a começar por sites informativos, de grande alcance e visibilidade entre estudantes, capazes de divulgar imagens negativas ou positivas acerca da categoria. O uso das redes sociais, com enfâse para o Instagram e uma página denominada Raízes do Sertão, a investigação busca compreender as imagens/paisagens do sertão disponíveis na mídias digitais. Percebe-se assim, que a contemporaneidade dos sertões se aplica apenas para o sua divulgação nos meios digitais enquanto um lugar (sub-região do Nordeste), com características secas, homens “austeros” devido ao ambiente ostil e romantização de certos aspectos que refletem a desigualdade social, mas que são vistos enquato belo.