Chamada para envio de artigos - Dossiê História dos Sertões: espaços, sentidos e saberes (Revista Galo)

Informamos que encontra-se aberta chamada para o envio de artigos ao Dossiê História dos Sertões: espaços, sentidos e saberes, da Revista Galo. 

 

O dossiê é uma organização das Professoras Ma. Ariane de Medeiros Pereira (UFRN) e Ma. Avohanne Isabelle C. de Araújo (FIOCRUZ).

 

Sinopse: 

"Os sertões permeiam o pensamento social e o imaginário da população brasileira desde o processo de colonização até os nossos dias. O sertão permanece vivo e pulsante na vida e na memória das pessoas do norte ao sul do Brasil. O que seria dos nordestinos sem a sua identidade sertaneja? E seu entendimento sobre os sertões? Outras regiões do país também têm seus próprios sertões, como Santa Catarina, que usa o termo “sertão” para se referir ao extremo oeste do estado, no Amazonas, “sertão de dentro” se refere às fronteiras amazônicas com a Venezuela. Percebemos que o sertão está por toda parte. Dessa maneira, o termo sertão extrapola as fronteiras nordestinas, e é percebido como construção espacial, cultural e representação histórica em outras localidades.

Quando nos debruçarmos numa historiografia mais tradicional, caímos na falsa perspectiva de colocar a escrita da História como uma dicotomia entre espaço civilizado e espaço inculto; onde a cidade é dinâmica e pertencente ao mundo civilizado, já o interior e o sertão são ligados à ideia de inculto, espaço distante e atrasado. Essa é uma visão clássica que fazemos sobre o campo, ou melhor dizendo, sobre o sertão.

Percebe-se desta forma, que estas são construções arraigadas, mas, que não correspondem à total realidade. As relações sociais, espaciais e culturais desenvolvidas nos sertões são mais fluidas e complexas. Cidade/litoral e Campo/sertão são espaços que dialogam, são representativos e possuem um elo latente na formação social de seus agentes. Assim, compreendemos que o conceito de sertão não é fixo, determinado ou engessado. Pelo contrário! Entendemos o sertão como espaço plástico, moldado pelas (inter)ações cultuais nas quais as pessoas reconhecem seus costumes, suas paisagens, seu cotidiano e criam arte. Dessa maneira, cada ator social vê e entende o sertão a partir de suas referências, objetividade e subjetividades. Vamos adotar o conceito de sertões, no plural, por considerarmos que esse espaço não cabe numa categoria única, mas é múltiplo e diverso.

Dessa forma, o “Dossiê História dos Sertões: espaços, sentidos e saberes”, propõe receber para análise, artigos que discutam a desconstrução e problematização dos conceitos de sertão, que tenham a proposta de ir além do lugar comum, ou seja, o pensamento de atraso, isolamento, doente, infértil, insalubre, inculto e espaço físico atrelado às secas. Os trabalhos devem dialogar com os sertões vividos e percebidos pelos diversos agentes sociais, situados por todos os lugares, sejam imaginários ou reais. Nesse sentido, o sertão é rico e múltiplo em paisagens naturais e culturais; é um cenário de ações culturais, sociais, políticas e econômicas."

Fonte: https://revistagalo.com.br/not%C3%ADcias/chamada-4%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/

 

Links Importantes

Site da Revista: https://revistagalo.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/revistagalo/

Notícia cadastrada em: 08/10/2020 23:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao