História dos Sertões e Moda

Conheça mais sobre o artigo "Dos "confins do Brasil" às passarelas: os sertões na moda", de autoria do mestrando Marcelino Gomes dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN).
 
Resumo do artigo: Este artigo tem por objetivo discutir a historicidade do conceito sertão/sertões no Brasil, bem como sua presença no espaço discursivo da moda brasileira, a partir da análise de uma coleção de vestuário masculino lançada em 2017 pelo estilista Akihito Hira, no concurso Ceará Moda Contemporânea. Para tanto, buscamos identificar os signos que foram agenciados pelo criador para apresentar os sertões nas passarelas e discutir as construções imagéticas e discursivas que foram re(elaboradas) a partir de seu lançamento. Concebemos, nesse caminho, que a presença dos sertões no espaço discursivo da moda implica a sua recriação, isto é, o cerzir de novas imagens, novas formas de vê-los e dizê-los, posto que a moda, antes de tudo, está ligada àquilo que é contemporâneo.
O artigo foi publicado na revista História e Cultura, publicação eletrônica semestral editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - Franca (v. 9, n 1 - 2020 - Dossiê Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”).
 
O mestrando Marcelino Gomes dos Santos é bolsista CAPES e orientado pelo Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior.
 
Imagem da postagem: estilista Akihito Hira
Créditos das imagens: Anderson Augusto
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 16:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao