Banca de DEFESA: CLEA MARIA DA COSTA MORENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEA MARIA DA COSTA MORENO
DATA : 26/06/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Associação de anticorpos específicos contra o Mycobacterium leprae ao risco de desenvolvimento de incapacidades em hanseníase

Hanseníase, Prevenção de Doenças, Anticorpos.

Após vinte e seis anos de implantação do uso da poliquimioterapia para o tratamento da hanseníase no Brasil, ainda é encontrado um número significativo de casos nos serviços de saúde, condição que levou as autoridades sanitárias a assumi-la como uma doença negligenciada. As consequências dessa negligência são graves para as pessoas acometidas, uma vez que a demora na chegada dos doentes aos serviços frequentemente já apresentam comprometimento de nervos, inclusive com incapacidades e deformidades desenvolvidas. Este estudo objetiva associar os anticorpos específicos para o Mycobacterium leprae ao risco de desenvolvimento de incapacidades em hanseníase. Trata de um estudo de abordagem quantitativa, com delineamento seccional, descritivo e analítico, com verificação da existência de associação entre a presença dos anticorpos específicos da doença e a presença de incapacidades. Os sujeitos estudados foram arrolados no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. O protocolo desta pesquisa foi submetido a apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aprovado em seus aspectos éticos e metodológico de acordo com registro do CAAE no. 0042.0.051.051-09 e Parecer 2080/2012. A coleta de sangue para análise dos anticorpos dos casos foi realizada nos pacientes registrados pelo Programa de Controle da Hanseníase dos setores de dermatologia do Hospital Universitário Onofre Lopes e do Hospital Estadual Giselda Trigueiro, ambos considerados referências no estado do Rio Grande do Norte para o tratamento da doença. Os resultados encontrados apontam que muitas ações precisam ser desenvolvidas para o controle da doença, que apresenta um número de casos novos cada vez mais crescente. Verificou-se que valores elevados na quantidade de anticorpos específicos para a doença estão fortemente associados ao risco de desenvolvimento de incapacidades, principalmente em pacientes do sexo masculino em idade mais avançada.

Externo à Instituição - ELIZABETH BARICHELLO - UFTM
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA SILVA - UES - RN