“NOS TRILHOS DE BAIXA-VERDE: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL PARA O ENSINO DE
HISTÓRIA LOCAL”
letramento histórico digital; ensino de História; História Local; memória.
O objetivo geral desta pesquisa é promover a compreensão do aluno como sujeito histórico a
partir da construção de narrativas históricas, considerando sua realidade local e o uso das
tecnologias digitais da informação e comunicação. Este trabalho foi realizado com os
estudantes da segunda série do ensino médio da Escola Estadual Antônio Gomes, situada no
município de João Câmara, Rio Grande do Norte. Esta investigação busca contribuir para a
aprendizagem histórica escolar por meio de uma produção didática referenciada, a partir dos
conceitos de letramento histórico digital, História Local e memória. As reflexões tecidas a
partir desses conceitos terão o intuito de dotar os(as) estudantes de habilidades críticas no uso
das ferramentas digitais. Para alcançar este objetivo, os estudantes serão instigados a
desenvolverem e se apropriarem de conhecimentos sobre letramento histórico digital por meio
de narrativas que mobilizem a memória e os conhecimentos sobre a História Local, com a
finalidade de construir uma conexão entre os acontecimentos passados e a sociedade
contemporânea. Assim, partindo do diálogo com as autorias que versam a respeito desses
conceitos, este trabalho reflete sobre o conhecimento histórico escolar conectado à realidade
social dos estudantes para sua identificação como sujeitos históricos. Para isso, traz como
proposta de produto didático a construção de um memorial digital com produções de
narrativas produzidas por eles em sala de aula.