SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
PPGEH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Phone:
Not available
E-mail:
airon.silva@ufrn.br
https://posgraduacao.ufrn.br/profhistoria
Program
· Presentation
· Concentration area
· Courses
· Curriculum
Teaching
· Active Students
· Faculty
· Dissertations/Thesis
· Classes
Research Projects
Calendar
Selection Processes
News
Documents
· Forms
· Resolutions
· Regiment
· Others
Other options
· Calendário período letivo 2024.1
· Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
· Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH)
· Edital de Convocação para matrícula 2022
· Edital para o Exame Nacional de Acesso 2022
· Fluxo após Defesa de Dissertação
· Lista de Candidatos aprovados/classificados e reclassificados processo seletivo 2022
· Organização Curricular
· Processo Seletivo 2022
· QUADRO DE DISCIPLINAS E HORÁRIOS PARA 2024.1
· Quadro Oferta de disciplinas 2022.2
· Repositório de Dissertações da Rede Nacional ProfHistória
· Repositório de Dissertações do ProfHistória UFRN
· Secretaria do PPGEH/ProfHistória/UFRN
Research Projects
2018
O futuro do passado: criação de um Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem para História
Um Homem moderno, uma cidade moderna: Manuel Rodrigues de Melo, o modo de viver de uma cidade e o livre arbítrio de um sujeito.
Didática da História e espaço escolar: campo e categoria para construção de novos saberes sobre o conhecimento histórico
A história dos sertões: narrativa, tempo, natureza e alteridade em Oswaldo Lamartine de Faria (Rio Grande do Norte, século XX)
História social dos sertões: mapeando espaço, criminalidade e violência no Brasil Imperial
GEOARQUEOLOGIA DO SÍTIO DO MANGUEIRO, MUNICÍPIO DE MACAÍBA - RIO GRANDE DO NORTE
Índios de guerra: colonialismo, vassalagem e expansão do império ultramarino português nos sertões das capitanias do Ceará e do Maranhão Século XVIII.
História e Ensino de História recente no Brasil e na Argentina: ditaduras militares em sala de aula, os caminhos das memórias e das narrativas divergentes Unidade: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90) Centro: Período do Projeto:
Edição biográfica: políticas e práticas editoriais para publicação de textos memorialísticos
2017
Expedições missionárias na conquista da costa leste-oeste e trânsito e troca de saberes sobre o homem e o mundo natural (1585-1759)
Arqueologia em casas de fazendas da região Seridó: uma (Inter)relação entre espacialidades, temporalidades e sociabilidades no sertão do Rio Grande do Norte
O futuro do passado: as TDICs e o Ensino de História
Political meaning in the Byzantine cities: discourses of power in Justiniana Prima, Antioch and Constantinople urban spaces (VI A.D.)
Homem moderno, cidade moderna: Manuel Rodrigues de Melo, o modo de viver de uma cidade e o livre arbítrio do sujeito.
2016
Catalogação de Documentos da História das Relações entre Estados Unidos e América Latina (1945-1953)
"Os inventores de cousas passadas": a escrita sobre ensino de história e patrimônio no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1903-1950)
Transformações na cultura popular e no meio ambiente: o processo de extinção da fauna fantástica e dos entes sobrenaturais no Rio Grande do Norte
HUMANISMO E MISOGINIA NO RENASCIMENTO: A NAU DAS LOUCAS
Histórias em cousas ínfimas: crônicas históricas nos periódicos potiguares da Primeira República
2015
Povos indígenas no crepúsculo setecentista na capitania do Rio Grande do Norte: invisibilidade, agência indígena e reelaboração cultural (c. 1759-1822).
Implantação do Memorial do Ministério Público Trabalho - Etapa 2: supervisão da execução dos princípios das pesquisas histórica e museológica
2014
Relações de poder em Constantinopla: os discursos sobre o poder imperial e a organização espacial na Nova Roma, 324-565d.C.
Expedições missionárias na conquista da costa leste-oeste e trânsito e troca de saberes sobre o homem e o mundo natural (1585-1759)
Práticas e discursos de João Café Filho na cidade do Natal (1921-1935)
Didática da História: construção do conhecimento histórico e o espaço escolar
Didática da História: construção do conhecimento histórico e o espaço escolar
O RN no contexto do Brasil Império: dinâmica política e debate em torno da unidade territorial do Brasil e da autonomia político-administrativa numa província periférica.
2013
PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA, ESTUDO E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA) DA REESTRUTURAÇÃO DA AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE
A Implantação do Memorial do Ministério Público Trabalho
O ensino de História e o espaço escolar
As posturas municipais da Câmara de Natal (século XIX)
UTOPIA INTERROMPIDA: Ivan Serpa e o Centro de Pesquisa de Arte
Catalogação de Documentos da História das Relações entre Estados Unidos e América Latina (1961-1963)
Fronteira missionária jesuítica na conquista Paraíba-Maranhão (1585-1759): trânsito e troca de saberes sobre o homem e o mundo natural
A Revista Potyguar: o nascimento do Rio Grande do Norte na Capital Federal (1936-1938)
Os decaídos de 1930: política, cultura e sociabilidade entre os potiguares da Era vargas.
A América do Sul no pensamento histórico brasileiro: da pesquisa acadêmica para a sala de aula?
2012
Práticas e Saberes Médicos em Natal: 1892-1924
ORGANIZAÇAO, SELEÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS ARQUEOLÓGICOS HISTÓRICOS NO RIO GRANDE DO NORTE
Memórias da Escravidão no Seridó - RN
2011
As posturas municipais da Câmara de Natal (século XIX)
Da floresta às árvores: o ensino de História enquanto problema teórico
As posturas municipais da Câmara de Natal (século XIX)
HUMANISMO E MISOGINIA NO RENASCIMENTO: A NAU DAS LOUCAS
PRODUÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS
A Invenção da Terra Potiguar: instituições, intelectuais e agentes políticos na produção da espacialidade e da identidade norte-rio-grandense (1889-1960)
2010
A Câmara Municipal do Natal no período imperial: relações de poder e cotidiano
Espaços da História, espaços de identidades: ensino, patrimônio, memória.
2009
Espaços da História, espaços de identidades: ensino, patrimônio, memória.
2008
Leituras de uma Casa de Memória: História Intelectual do acervo da Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao