“O ensino de história entre duas memórias: a Ditadura Civil-Militar no Brasil e as memórias acerca de
Emmanuel Bezerra dos Santos”,
Caiçara do Norte; Ditadura Civil-Militar; Emmanuel Bezerra dos
Santos; Ensino de História; Memória.
Este trabalho discute o tema ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) no Ensino de
História tendo como referência as memórias construídas sobre o militante político
potiguar Emmanuel Bezerra dos Santos. Tem como objetivo criar situações de ensino-
aprendizagem que permitam o diálogo entre a produção historiográfica e as memórias
construídas no município potiguar de Caiçara do Norte acerca de Emmanuel Bezerra dos
Santos (1947-1973). A pesquisa realizada é de natureza exploratória e descritiva, baseada
em dados bibliográficos (livros e artigos). Assim como, fontes documentais constituídas
de leis, documentos legais, documentários audiovisuais que passaram por leituras,
análises e resultaram na construção de uma síntese. Refletiremos sobre a discussão
historiográfica acerca da ditadura civil-militar presente no ensino de História, cujos
conteúdos estão prescritos nos documentos oficiais, como BNCC (2018). Por meio da
revisão bibliográfica das dissertações do Profhistória mostraremos como pensam os(as)
professores(as) sobre o assunto em seus trabalhos. Mostraremos como esse tema tem se
apresentado nos livros didáticos de História que usamos e que as memórias locais sobre
a ditadura não aparecem nesses manuais. Dialogaremos sobre os diversos eventos
promovidos por ativistas dos direitos humanos no RN em 2023 visando rememorar os 50
anos da morte de Emmanuel Bezerra dos Santos. O estudo será materializado em uma
proposta de ensino de História a partir de uma sequência didática, cujo tema da ditadura
civil-militar será abordado, tendo em vista um público-alvo constituído por alunos do 9o
ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Godofredo Cacho, localizada no
município de Caiçara do Norte/RN.