O ENSINO DE HISTÓRIA VAI À FEIRA:
INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS E SABERES REVERSOS A
PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIAL
História Local. Educação Patrimonial Decolonial. Ensino de História.
A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial
decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento,
elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos da Escola Estadual de Educação
Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história
local por intermédio de conceitos relacionados à memória, identidade e patrimônio foram
mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história, estratégias
pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa Elencou-se aspectos da trajetória da
produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens
teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés
decolonial. Como pauta produtora do saber histórico apresenta-se a proposta didática dos
inventários participativos da feira livre de São Bento sendo mote à aprendizagem histórica
significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia dá visibilidade a outros
sujeitos, identidades e culturas distintas dos convencionalmente abordados na aula de história.