BROCK80 E O ENSINO DE HISTÓRIA:
Uma proposta de ensino numa perspectiva cidadã e democrática através do uso da
música
Ensino de História; Música; BRock80; Cidadania; Democracia
A presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFRN, vincula-se à linha de Pesquisa
Saberes Históricos no Espaço Escolar e propôs-se a refletir sobre o Ensino de História numa
perspectiva cidadã e democrática através do desenvolvimento de um planejamento de ensino e
construção de um produto em forma de sequência didática que objetiva através do uso da
música (BRock80) em sala de aula, mediar os alunos no sentido dos mesmos identificarem
mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, entre os discursos contidos nas canções
da década de 1980, seus usos, sentidos e ressignificações e o contexto político atual,
preparando-os para a vida em regime democrático, desenvolvendo habilidades de observar,
interpretar, compreender e pensar os conceitos e importância da Cidadania e Democracia na
atualidade, sobretudo dos direitos políticos, civis e sociais. No primeiro momento do texto da
dissertação foi feito uma análise da legislação da educação brasileira, com o intuito de refletir
sobre o respaldo legal e a necessidade atual, mediante o contexto da história do Brasil recente,
de um ensino voltado para práticas cidadãs e defesa de um regime democrático. Também foi
feita uma análise dos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II, aprovados no
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) entre 2005 a 2017, objetivando verificar e refletir
sobre como a música, principalmente as canções de Rock Nacional dos anos de 1980, tem
sido trabalhada nesses materiais. No segundo capítulo inicialmente me volto para reflexão
sobre minhas próprias práticas docentes, relatando e analisando de forma crítica, sobre
atividades e projetos que desenvolvi em sala de aula, onde foram exploradas diferentes
possibilidades didáticas do uso da música no ensino de História, sobretudo enquanto fonte
histórica e recurso didático. Ao refletir sobre essas experiências práticas de forma crítica, a
luz do aporte teórico das pesquisas sobre música e ensino de história, busco na análise ir
fomentando e sistematizando a construção de um planejamento de ensino a ser explorado e
desenvolvido no terceiro capítulo, que se volta para a produção de uma sequência didática
como produto final, onde intenciono prioritariamente explorar o contexto no qual as músicas
foram compostas, sua recepção na época e suas ressignificações ao longo do tempo. Para isso
foram selecionadas canções representativas, que fizeram sucesso comercial e se tornaram
conhecidas do público em geral repercutindo até hoje em dia nos meios de comunicação de
massa.