“É O PODER, O MUNDO É DE QUEM FAZ”: Uma Possibilidade De Desconstrução Do Androcentrismo Na História Ensinada
Ensino de História. Androcentrismo. História das Mulheres. Empoderamento
Este trabalho busca ser uma possibilidade de desconstrução do androcentrismo na História ensinada. Nesse sentido, procura responder como essa desconstrução pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres? Se a alteração teórico-metodológica pode implicar em uma aprendizagem histórica voltada para equidade entre mulheres e homens? E quais as relações de poder presentes na tentativa de apagamento ou marginalização das mulheres enquanto sujeitas históricas? A investigação foi realizada através do diálogo com leituras sobre Ensino de História, teoria e métodos, e História das Mulheres, teoria e análise de conteúdos de História do Brasil nos livros didáticos. O trabalho apresenta como proposta de produto um conjunto de sequências didáticas para a História ensinada, que considere a existência de sujeitas históricas, dialogando com a luta dos feminismos e com a produção do campo intitulado de História das Mulheres.