Caracterização física e físico-química e avaliação da capacidade antioxidante do óleo vegetal pigmentado com astaxantina extraída de resíduos de camarão (Litopenaeus Vannamei).
Resíduo de camarão, Litopenaeus vannamei, astaxantina, óleo vegetal, capacidade antioxidante, caracterização físico-química.
A astaxantina é encontrada naturalmente em resíduos de camarão e pode ser extraída de diversas formas e entre eles tem-se a extração com óleo vegetal, o qual contribui para a sua estabilidade, retardando a oxidação. Objetivou-se com esse estudo, caracterizar física e físico-químicamente e avaliar a capacidade antioxidante dos óleos pigmentados obtidos da extração da astaxantina partir do resíduo de camarão (Litopenaeus vannamei), com óleo vegetal. Os óleos pigmentados do resíduo de camarão (OR) e da farinha do resíduo de camarão (OF) obtidos foram avaliados quanto ao teor de astaxantina, características físicas e físico-químicas e capacidade antioxidante. As amostras de OR e OF apresentaram um alto teor de astaxantina, assim como atividade antioxidante, entretanto, algumas caraterísticas físicas e físico-químicas de OF apresentaram alterações. Diante disso, os óleos pigmentados apresentam um significativo potencial para uso em alimentos ou preparações como um antioxidante natural.