Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE MARIA DE LIMA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE MARIA DE LIMA E SILVA
DATA : 29/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN.
TÍTULO:

Caracterização física e físico-química e avaliação da capacidade antioxidante do óleo vegetal pigmentado com astaxantina extraída de resíduos de camarão (Litopenaeus Vannamei).


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduo de camarão, Litopenaeus vannamei, astaxantina, óleo vegetal, capacidade antioxidante, caracterização físico-química.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A astaxantina é encontrada naturalmente em resíduos de camarão e pode ser extraída de diversas formas e entre eles tem-se a extração com óleo vegetal, o qual contribui para a sua estabilidade, retardando a oxidação. Objetivou-se com esse estudo, caracterizar física e físico-químicamente e avaliar a capacidade antioxidante dos óleos pigmentados obtidos da extração da astaxantina partir do resíduo de camarão (Litopenaeus vannamei), com óleo vegetal. Os óleos pigmentados do resíduo de camarão (OR) e da farinha do resíduo de camarão (OF) obtidos foram avaliados quanto ao teor de astaxantina, características físicas e físico-químicas e capacidade antioxidante. As amostras de OR e OF apresentaram um alto teor de astaxantina, assim como atividade antioxidante, entretanto, algumas caraterísticas físicas e físico-químicas de OF apresentaram alterações. Diante disso, os óleos pigmentados apresentam um significativo potencial para uso em alimentos ou preparações como um antioxidante natural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Externo ao Programa - 302225 - NELY HOLLAND
Externo ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS
Notícia cadastrada em: 29/06/2016 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao