EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Educação Musical Inclusiva; Educação Inclusiva; Educação Básica; Deficiência; Inclusão.
Este estudo tem como objetivo compreender como professores de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos com deficiência no estado do Rio Grande do Norte. A investigação que embasa a dissertação objetivou especificamente: I- Identificar as bases que orientam o planejamento dos professores de música da Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos com deficiência; II- Conhecer os princípios que norteiam as ações desses professores em relação à inclusão de alunos com deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos professores para lidar com a inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos professores no que diz respeito à própria atuação docente. Para discutir a forma como os professores lidam com a inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica iremos utilizar uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007) a partir de dados coletados por meio de técnicas e instrumentos, sendo esses a observação participante, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Além disso, realizamos o registro de áudio por meio de gravações das entrevistas, as transcrições das gravações, a pesquisa documental, bem como uma revisão de literatura que versa sobre os temas Educação Musical inclusiva, Educação Inclusiva Educação Especial, Música e Inclusão e Inclusão na Educação Básica. Ressaltamos que, devido a pesquisa se encontrar em andamento, apresentamos parcialmente os desdobramentos das discussões vindouras sobre a temática.