CORAÇÕES E MENTES DESVENDAM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
VISÕES E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
Descritores: enfermagem; formação; estudantes; sistema único de saúde; comunidade.
É necessário repensar o ensino em saúde coletiva, tendo em vista seu potencial
formador e transformador das concepções dos futuros profissionais de saúde para um
ideário compromissado com a construção e o fortalecimento do SUS. Uma das
tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar o ensino de saúde coletiva
mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de
Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), sensibilizando-o para atuar no
sistema. Esta pesquisa busca responder às seguintes questões: Qual a visão de
estudantes de enfermagem e enfermeiros egressos do VER-SUS sobre essa experiência
na formação em saúde e, em particular, acerca do ensino em saúde coletiva? Como
analisam a vivência e o estágio do VER-SUS no contexto da formação em saúde? O
VER-SUS traz contribuições ao ensino de saúde coletiva? São objetivos desta pesquisa:
analisar a visão de estudantes de enfermagem e enfermeiros, egressos do VER-SUS,
sobre essa experiência na formação em saúde e, em particular, no ensino em saúde
coletiva; discutir a vivência e o estágio do VER-SUS no contexto da formação em
saúde; discutir a visão de estudantes de enfermagem e enfermeiros, egressos do VERSUS,
sobre as possíveis contribuições dessa experiência no ensino de saúde coletiva.
Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa.
Participarão enfermeiros ou estudantes da graduação em enfermagem da UFRN, desde
que egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. O estudo em apreço será
realizado no departamento de enfermagem da UFRN. Para a coleta de informações,
serão utilizadas duas técnicas: o grupo focal orientado por um roteiro de questões e a
entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. Essas diferentes técnicas se
justificam tendo em vista a heterogeneidade da amostra, a saber, estudantes e
enfermeiros egressos do VER-SUS. As informações coletadas serão analisadas através
da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática.