Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA EBILIZARDA COUTINHO BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BARBARA EBILIZARDA COUTINHO BORGES
DATA : 22/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Tensao do papel de cuidador: validacao do diagnostico de enfermagem e implementacao de um plano assistencial.


PALAVRAS-CHAVES:

Descritores: Fardo do cuidador; Cuidadores; Esclerose Lateral Amiotrófica; Estudos de Validação; Ciência da Implementação; Diagnóstico de enfermagem; Enfermagem.

 


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), compreende uma doença do neurônio motor comumente prevalente em adultos. Instalada de maneira súbita, apresenta característica progressiva, degenerativa e letal em razão das alterações irreversíveis. Em razão da ocorrência da paresia e plegia na instituição da ELA, ocorre a perda completa da independência funcional do paciente, ocasionando uma modificação complexa ao sujeito e diante disso, os cuidadores familiares, envolvem-se na intensa rotina de cuidado de uma pessoa dependente integralmente. As complicações físicas e mentais em maior ou menor complexidade, são interferidas na saúde dos sujeitos que prestam cuidado, favorecendo a longo prazo, a apreciação de um maior esforço em exercer seu papel, e implementa-se uma condição conhecida como Tensão do papel de cuidador (TPC). A pesquisa objetiva validar o diagnóstico de enfermagem Tensão do papel de cuidador em cuidadores de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica e implementar um plano assistencial de enfermagem em um serviço de saúde. Trata-se de um estudo de métodos mistos, mediante validação do diagnóstico de enfermagem Tensão do papel de cuidador adaptado pelo modelo proposto por Lopes e Silva (2022) e a implementação de um plano assistencial apoiado na ciência da implementação conforme o modelo conceitual do CFIR. A fim de alcançar o propósito da pesquisa realizar-se-á em seis etapas, a saber: diagnóstico situacional, elaboração do protocolo, implementação do protocolo, avaliação de barreiras e facilitadores, monitoramento e revisão do protocolo. Destaca-se que a etapa de diagnóstico situacional será operacionalizada em duas etapas: (1) aplicação de um questionário estruturado e (2) análise de contexto. A elaboração do protocolo terá enfoque na validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Tensão do papel de cuidador e a construção do plano assistencial, e a etapa de implementação do protocolo ocorrerá mediante treinamento e sensibilização dos profissionais e a validação clínica do diagnóstico de enfermagem. O estudo obedecerá às recomendações da Resolução n° 466/12, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. É esperado conforme os achados da pesquisa, novas contribuições no processo de raciocínio clínico e julgamento crítico do enfermeiro na assistência aos cuidadores que manifestem a Tensão do papel de cuidador, com vistas a fundamentar a construção de planos assistenciais de enfermagem que integrem o cuidado integral e resolutivo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externa à Instituição - CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO - UFES
Interna - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Notícia cadastrada em: 01/11/2024 16:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao