Avaliacao do efeito de uma intervencao educativa sobre o cuidado seguro ao paciente renal cronico submetido a hemodialise.
Hemodiálise, Cuidado, Enfermagem, Segurança do Paciente, Avaliação em saúde.
Objetivou-se avaliar o efeito de uma intervenção educativa na segurança do cuidado de Enfermagem a pacientes de unidades de hemodiálise. Trata de um estudo avaliativo de abordagem quantitativa realizada em quatro unidades de hemodiálise na região metropolitana de Natal/RN. O procedimento de coleta de dados foi organizado em: Avaliação 1: realizada nas unidades selecionadas com utilização de instrumento previamente validado; Intervenção: um curso de extensão com caráter educativo acerca do cuidado seguro em unidades de diálise direcionado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem de cada uma das unidades avaliadas. Avaliação 2: ocorreu da mesma forma que a avaliação 1 a fim de se avaliar de efeitos relativos à melhoria do cuidado seguro das unidades de hemodiálise, após a intervenção. O instrumento de coleta de dados foi o do protocolo gráfico para avaliação do cuidado de enfermagem seguro ao doente renal crônico em hemodiálise, em que se verificou o nível de conformidade por meio dos itens referentes a estrutura, processo e resultado, esse permite classificar o cuidado em seguro, parcialmente seguro ou inseguro. Os dados foram armazenados em planilhas do software Microsoft Excel ® 2010 e, posteriormente, analisados por estatística descritiva inferencial, pelo programa estatístico do software Statistical Package for Social Science ® (SPSS). Para determinar o nível de concordância entre avaliadores se mensurou o coeficiente Kappa. Os resultados para a classificação do cuidado
foi organizada mediante pontuação elencada no checklist do protocolo gráfico. Para avaliar as não-conformidades utilizou-se o Diagrama de Pareto. Conforme avaliação foi possível observar, que na primeira avaliação três clínicas obtiveram pontuação entre 7 e 11 referente a um cuidado parcialmente seguro, já na avaliação dois todas as clínicas obtiveram pontuação entre 14 e 16, consideradas como cuidado seguro. O coeficiente Kappa indicou uma concordância substancial, com valores entre 0.61 e 0.80 para clínica 1,2, e 4. A clínica 3 apresentou uma concordância perfeita entre os avaliadores. Conclui- se que após a intervenção houve melhoria em todas as dimensões avaliadas, o que confirma que a intervenção obteve efeito positivo em todos os itens, evidenciado pela redução das não conformidades nas dimensões estudadas nas quatro clínicas.