Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CARLA DO NASCIMENTO GOMES BRITO

DISCENTE : VANESSA CARLA DO NASCIMENTO GOMES BRITO
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

Conteúdos sobre HIV/AIDS em materiais científicos compartilhados em redes e mídias sociais: uma revisão de escopo.

HIV, Mídias sociais, Redes sociais, Disseminação de conteúdos.

As redes e mídias sociais desempenham um papel importante na disseminação de informações sobre o HIV/AIDS, em termos de conscientização, prevenção e apoio às pessoas vivendo com o vírus. No entanto, é importante reconhecer que as redes e mídias sociais também podem ser um espaço para a disseminação de desinformação e estigmatização relacionada ao HIV/AIDS. O presente estudo possui o objetivo de mapear na literatura científica os conteúdos sobre HIV/AIDS em materiais científicos compartilhados nas redes e mídias sociais. Trata-se de uma revisão de escopo que será desenvolvida dentro das recomendações do Joanna Briggs Institute e PRISMA- SCR (DOI10.17605/OSF.IO/TCEQH) produzida em cinco etapas: : 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação de estudos relevantes; 3) seleção dos estudos; 4) extração de dados, separação, sumarização e relatório de resultados e 5) comunicação dos resultados. Aplicou-se a mnemônica Participante, Conceito e Contexto para construir a questão de pesquisa, em que Participante corresponde a “HIV”, Conceito “disseminação de informação” e Contexto “redes sociais” e “mídias sociais”. Sendo definida a questão norteadora: “Quais são os principais conteúdos sobre HIV/AIDS em materiais científicos compartilhados nas redes e mídias sociais”?. A busca será realizada em quatorze fontes de dados. Salientando que haverá uma estratégia de busca adequada para cada base de dados. Para coleta dos dados será utilizado o instrumento desenvolvido pelo JBI, com adaptações que atenderão a questão norteadora e objetivo desta revisão. Os dados extraídos serão respectivos à: autoria, local da pesquisa e ano de publicação, tipo de estudo, objetivo da pesquisa e principais desfechos. Para a análise dos resultados será utilizada uma matriz de síntese que contemplará as informações extraídas, constando da caracterização dos estudos, síntese e categorização dos conteúdos e será realizada por pares. Os resultados serão apresentados no formato de quadros, diagramas e de forma descritiva.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - ELIÃ PINHEIRO BOTELHO - UFPA