ENSINO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TDAH: CARTILHA EDUCATIVA PARA AUXILIAR
O DOCENTE DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Enfermagem; Ensino; Universidades; Transtorno do Déficit de
Atenção com Hiperatividade; Educação.
O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade é definido por níveis prejudiciais e
persistentes de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.
Anteriormente, acreditava-se de modo equivocado que o diagnóstico tinha poucas
repercussões na vida dos pacientes, entretanto observa-se que pode persistir na vida
adulta, atingindo cerca de 2,5 % dessa população, e com possibilidades reais de resultar
em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional desses indivíduos.
Dentre as principais dificuldades acadêmicas, apontadas por estudantes com o
transtorno do déficit de atenção/hiperatividade estão: a leitura e escrita, falta de
dinamismo nas aulas, hiperatividade, avaliação de conteúdos, indisciplina e
agressividade, relacionamentos, autoestima, diversidade humana. Algumas dessas
dificuldades são atribuídas ao desconhecimento dos docentes sobre o transtorno, o que
evidencia a necessidade de um ensino inclusivo, significativo, participativo e
questionador, motivador e envolvente. Diante desse contexto, a tese tem por objetivo
construir e validar uma cartilha educativa para auxiliar o docente da graduação em
enfermagem no ensino de estudantes universitários com transtorno do déficit de
atenção/hiperatividade. Trata-se de um estudo metodológico e descritivo com
abordagem quantitativa, que será desenvolvida a partir das seguintes etapas: 1)
levantamento bibliográfico; 2) construção da cartilha educativa, 3) validação da cartilha
educativa por juízes. O projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa do
campus central da universidade federal do rio grande do norte e obedecerá aos
fundamentos éticos da resolução no 466/2012 do conselho nacional de saúde que
regulamenta em âmbito nacional pesquisas envolvendo seres humanos.