SERIOUS GAME COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM SOBRE LESÃO POR PRESSÃO
Tecnologia Educacional; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Lesão por pressão
Introdução: Tradicionalmente, a formação profissional na área da saúde, seguia um modelo biologicista e hospitalocêntrico. Desta forma, superar este modelo é um desafio atual. São chamados de serious games, ou jogos sérios a categoria de jogos que objetivam o aprendizado. Estes, são capazes de produzir motivação, além de gerar um forte envolvimento do usuário, através de sua natureza dinâmica, responsiva e visual. O tratamento das lesões por pressão é inerente ao cuidado de enfermagem, portanto se faz necessário um ensino No contexto da enfermagem, o tratamento e a prevenção das lesões por pressão deve estar ligado a uma abordagem multiprofissional, uma vez que o paciente deverá ser avaliado de forma holística, portanto, o enfermeiro deve estar inserido neste processo. Objetivo: Desenvolver um serious game como ferramenta educativa sobre lesões por pressão para estudantes do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo a ser realizado em duas etapas, sendo estas: a primeira um estudo descritivo de abordagem qualitativa e a segunda uma pesquisa aplicada e metodológica com enfoque tecnológico. Na primeira etapa será realizada a identificação do conhecimento e dificuldades dos discentes do curso de graduação em enfermagem sobre os cuidados com pacientes com lesões por pressão, através de um estudo descritivo realizado com discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O recrutamento será realizado através da lista de chamada dos discentes. Os pesquisadores realizarão o esclarecimento dos objetivos e importância da pesquisa, os discentes que aceitarem participar confirmarão com o TCLE manifestando sua anuência. Após, será implementado o questionário que abordará questões contendo dados sociodemográficos e questões abertas sobre o conhecimento e dificuldades dos discentes na aprendizagem sobre lesão por pressão. Os resultados obtidos nesta etapa subsidiarão a etapa de criação dos conteúdos que serão utilizados no desenvolvimento do software educativo, que resultará na construção do serious game. Na segunda etapa será realizado o desenvolvimento e avaliação do serious game, para tal, será desenvolvido um software educacional a partir das
seguintes fases: concepção, elaboração, finalização e viabilização. Para a fase de concepção inicialmente será realizada uma revisão da literatura do tipo revisão de escopo de forma a mapear os conteúdos sobre lesões por pressão que irão compor as perguntas e respostas do serious game. Na fase de elaboração será realizado o desenvolvimento do protótipo funcional do serious game, a partir de reuniões que determinarão a tecnologia que será adotada, a elaboração das versões iniciais e o acompanhamento e ajustes dos elementos. Para a avaliação do conteúdo serão convidados juízes da área de enfermagem em dermatologia, que possuam experiência na assistência do tratamento de feridas ou sejam pesquisadores da área há no mínimo dois anos. Já a avaliação de aspectos técnicos e pedagógicos será realizada por profissionais da engenharia da computação, que possuam experiência prática na programação de softwares educativos. Os juízes serão selecionados por intencionalidade mediante análise do currículo, na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para a finalização, os profissionais da engenharia da computação construirão documentos sobre o desenvolvimento do software e um manual para os usuários. Na fase de viabilização o jogo, em sua versão final, será implementado em plataformas digitais. Será realizado ainda o monitoramento inicial para identificar possíveis erros. Esta pesquisa será iniciada somente após obter aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obedecendo à resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Resultados esperados: Espera-se que este estudo resulte em um produto útil, com um conteúdo validado que possa contribuir para a inovação do ensino em enfermagem, auxiliando na compreensão de aspectos relacionados às lesões por pressão.