Banca de DEFESA: MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA MARISA PALHANO DOS SANTOS
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Prevenção do HIV em adolescentes: construção e validação de instrumento para educação entre pares no contexto da enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Educação entre pares. Enfermagem. HIV. Estudo de validação. Adolescente.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Introdução: A mudança no perfil etário dos casos de HIV e o avanço nas taxas de incidência de infecção pelo vírus entre adolescentes sugere a existência de vulnerabilidades no aspecto preventivo. Como metodologia refinada da educação em saúde, a Educação entre Pares viabiliza intervenções coletivas com alcance individual, promovendo mudanças significativas para este cenário. Tais aspectos são incorporados pela Mandala da Prevenção Combinada que representa uma abordagem moderna integrando múltiplas estratégias de prevenção ao HIV em um framework unificado. É relevante destacar o papel dos enfermeiros, que têm a responsabilidade de implementar e operacionalizar as ações de promoção da saúde, estabelecendo conexões entre saúde escolar e educação como uma estratégia. Objetivo: Este estudo tem por objetivo construir e validar um instrumento voltado para prevenção do HIV em adolescentes através da educação entre pares no contexto da Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quantitativa. O estudo foi sistematizado conforme
procedimentos orientados por Teixeira (2020) e foi organizado em seis etapas, a saber: Análise de conceito; Scoping review; Cruzamento dos dados; Construção dos itens do instrumento; Validação do conteúdo do instrumento e Validação da aparência do instrumento. Para a análise de conceito, utilizou-se o referencial de Walker e Avant (2019), contemplando oito etapas. A Scoping review foi guiada pelo The JBI Manual
for Evidence Synthesis para seleção dos estudos que identificariam os itens a comporem o instrumento. Os nove eixos da Mandala da Prevenção Combinada (MPC) perpassaram e fundamentaram todo o percurso metodológico. Para as etapas de validação de conteúdo, compreendeu-se a seleção dos juízes e utilização da Técnica Delphi para validação de conteúdo e o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), bem como o cálculo do Índice Kappa para mensurar a concordância dos juízes sobre o instrumento e seus itens. Para validação de aparência, adotou-se o instrumento adaptado Suitability Assessment of Materials (SAM). O estudo foi submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN e obteve aprovação com o Parecer nº 6.566.151 e com o Certificado de Apresentação Ética (CAAE) nº 75835223.2.0000.5537. Resultados: A análise de conceito revelou sete antecedentes, sete consequentes e oito atributos pertinentes bem como foi possível identificar o conceito de educação entre pares na prevenção do HIV em adolescentes, o qual foi utilizado para compor a primeira etapa do instrumento. Para a revisão de escopo, a amostra foi composta por 28 artigos. A média de eixos da MPC identificados por estudos foi de 2,2. O eixo “Testagem regular para HIV, IST e HV” sobressaiu-se como de maior repetição, sendo encontrado em 14 estudos. O instrumento construído foi organizado em nove títulos principais, que correspondiam aos nove eixos da Mandala da Prevenção Combinada identificados nos estudos. A Scoping review também revelou 40 temas a serem abordados por cada eixo, resultando na construção de 40 itens para o instrumento. As etapas de validação foram realizadas com 16 juízes-especialistas e público-alvo do material, onde foram avaliadas as seguintes categorias: "Representatividade", "Importância" e "Clareza", que apresentaram excelente nível de concordância. A avaliação específica de relevância do conteúdo resultou em um índice Kappa de 1,00 um IVC de 1,00. Em relação a avaliação geral da adequação cultural do conteúdo, o estudo obteve um índice Kappa de 1,00 um IVC de 1,00. Quanto à avaliação da aparência, o estudo obteve um índice Kappa de 0,87, um IVC de 0,88. Com isso, obteve-se uma excelência na concordância entre os avaliadores, o que resultou na validação do conteúdo e aparência do instrumento para prevenção do HIV em adolescentes através da educação entre pares no contexto da enfermagem. Conclusão: O instrumento construído responde às necessidades de prevenção em HIV na referida faixa-etária, bem como inovador e útil para o enfermeiro. Portanto, a presente tese demonstrou que é possível construir um instrumento para prevenção do HIV em adolescentes através da educação entre, que apresente evidências de validade de aparência e conteúdo para o contexto de trabalho dos enfermeiros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa à Instituição - ALIETE CRISTINA GOMES DIAS PEDROSA DA CUNHA OLIVEIRA - ESEnfC
Externa à Instituição - BARBARA COELI OLIVEIRA DA SILVA
Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externa ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO - null
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 15:23
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