Elaboração e evidências de validade de hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico
Complicações na Gravidez; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação
Diante do cenário das complicações de saúde relativas à gestação, o reconhecimento de risco implica na necessidade de avaliação especializada, com exames e serviços adicionais, e para essas gestantes as estratégias atuais se concentram em melhorar a qualidade do atendimento durante esse período crítico. Em obstetrícia, o acolhimento apresenta características inerentes às necessidades e demandas relativas ao processo gravídico que é permeado por diversas mudanças holísticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é verificar as evidências de validade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico que envolveu a produção tecnológica, do tipo hipermídia educativa, para o ensino do Protocolo de colhimento e Classificação de Risco Obstétrico, realizado em cinco etapas. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo a System Usability Scale e o teste binomial. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com parecer favorável sob o Protocolo nº 5.042.351. A pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos, com solicitação a assinatura prévia do TCLE. Foi elaborada uma hipermídia educativa, em forma de website, intitulada: “Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico”, ou simplesmente, ACRO. O conteúdo teórico desenvolvido para a hipermídia educativa foi organizado nos seguintes tópicos: aproximação conceitual, Módulo I: Aproximação com a temática do Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo II: Acolhimento Obstétrico de Emergência; Módulo III: Classificação de Risco Obstétrico; Módulo IV: Processo de Tomada de Decisão no Acolhimento e Classificação de Risco Obstétrico; Módulo V: Classificando o Risco – Exercícios de Classificação, Referências, Material complementar (biblioteca virtual) e Apresentação dos autores. No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de
Conteúdo de 0,96 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice. A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.