Banca de DEFESA: RAFAEL MOREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL MOREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Elaboração de podcast como recurso educacional para pessoas com estomias: um estudo de validação


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em saúde; Estomias; Podcast; Estudos de validação.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Pessoas com estomias são aquelas submetidas a um procedimento cirúrgico cujo objetivo é exteriorizar uma parte do sistema digestório, respiratório ou urinário, por meio de uma abertura artificial que permite a comunicação do órgão interno com o meio externo para a manutenção da vida. O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/SAS/MS nº 400/2009, dispondo das Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas com Ostomia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as atribuições define que a atenção à saúde das pessoas com estoma seja composta por ações de educação em saúde. Dessa forma, os podcasts são arquivos digitais de áudios disponíveis em plataformas na internet cujo objetivo é a transmissão de informações, e quando bem aplicados podem ser considerados uma alternativa inovadora para a prática educativa. Com isso, o objetivo do estudo foi construir e validar um podcast educativo para pessoas com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico realizado durante o período de janeiro de 2022 a março de 2023, dividido em quatro fases: (1) Análise das produções de podcasts; (2) Construção do podcast educativo; (3) Validação do conteúdo do podcast; e (4) Gravação e publicação do podcast. A análise dos dados coletados mediante instrumento de validação de conteúdo, via Google Forms, foi realizada considerando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para cada item, bem como de todo o instrumento. A fórmula do cálculo do IVC levou em consideração os valores de uma Escala Likert que variam de 0 a 2 pontos, em que para “discordo” atribui-se o valor de 0, “concordo parcialmente” o valor de 1 e “concordo totalmente” o valor de 2, assim utilizando das respostas com valores “1” e “2” para sua execução, resultando na proporção de juízes que julgaram o item válido. O índice mínimo de concordância aceitável entre os juízes do estudo para cada item foi de 0,78, e para o instrumento de forma geral foi de 0,80. Os dados coletados foram compilados e analisados em planilhas com auxílio do programa Microsoft Office Excel® 2016 e os resultados apresentados no formato de quadros e tabelas. Após a etapa de validação e adequação do conteúdo, o Podcast foi gravado e disponibilizado de forma gratuita em plataformas digitais de músicas online. O estudo foi executado com base nos princípios éticos respeitando a Resolução n° 466 de 2012 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos, apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, com parecer favorável nº 5.521.293 e CAAE 59714122.8.0000.5537. O conteúdo do podcast apresentou IVC = 0,98 para o roteiro I, e IVC = 0,978 para o roteiro II. Assim, os conteúdos dos roteiros do podcast foram considerados válidos para a gravação dos episódios. Entretanto, além da validação do conteúdo, se faz necessário que o podcast educativo passe pelas demais etapas de validação, como a semântica, de aparência e de adequabilidade com o público-alvo. Assim, oferecendo informações corretas e com qualidade sobre saúde para essa população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Interna - 1220986 - RHAYSSA DE OLIVEIRA E ARAUJO
Externa à Instituição - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO - UERN
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 06:46
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