TECNOLOGIA EDUCACIONAL À DISTÂNCIA SOBRE O CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL
Estomia; tecnologia educacional; educação em saúde; estudos de
validação; educação à distância.
Os profissionais da saúde são importantes agentes de ações educativas em saúde e essas são de grande importância na vida dos pacientes, particularmente em relação aos cuidados com a estomia, na qual o profissional deve orientar para o autocuidado, na adaptação e auxiliar na prevenção de complicações. Neste contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm proporcionando significativos impactos no paradigma educacional tradicional e o uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais, além de simular práticas para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos para a assistência. Com isso, o presente estudo objetiva construir e avaliar uma tecnologia educacional na modalidade de ensino à distância sobre o cuidado às pessoas com estomias intestinais para acadêmicos e profissionais da saúde. Trata-se de um estudo metodológico, quantitativo e teve como referencial teórico a teoria psicométrica de Pasquali e do Design Instrucional de Filatro (2019). Foi desenvolvido em quatro etapas: Análise: Revisão da literatura e Scoping Review, Design: elaboração do projeto da tecnologia com mapeamento dos conteúdos; Desenvolvimento: Construção da tecnologia educativa na modalidade EaD, e a Avaliação do conteúdo da tecnologia por juízes especialistas na área com aporte pedagógico às concepções da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Essa última etapa consistiu da avaliação de conteúdo e adequabilidade por 13 juízes especialistas. A análise dos dados foram com relação a avaliação da tecnologia pelos juízes por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os programas Microsoft Excel e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) para mensuração do nível de concordância e consistência dos juízes em relação à permanência ou não dos itens nas unidades da tecnologia, levando em conta as indicações de “inadequado” ou “adequado” para os mesmos e Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), considerou aceitável K ≥0,50 e CVC>0,75, respectivamente. O CVC geral dos objetivos foi de 0,87 e K de 0,51; estrutura e apresentação tiveram CVC de 0,85 e K de 0,46 e no quesito relevância o CVC foi 0,94 e K de 0,67. Após as sugestões feitas pelos juízes será realizada a adequação da tecnologia educativa, incorporando as sugestões, a fim de atender às necessidades e expectativas a que se propõe. A tecnologia poderá ser de grande utilidade nas mãos dos acadêmicos e profissionais da saúde para utilizar como instrumento de cuidado nas orientações junto aos pacientes com estomia intestinal. Em breve, o acesso à tecnologia será através da internet pelo Ambiente Virtual se assim desejarem compreender os cuidados que serão necessários para auxiliar a nova condição de vida de pacientes com estomia intestinal.