Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
Estudantes; Ensino superior; Tecnologia educacional; Promoção da saúde
O "ofício de estudante”, se configura por novas experiências e desafios, o impacto da nova realidade e das obrigações podem desencadear uma série de problemas no aluno recém-ingresso. O comprometimento físico e mental influenciam o desenvolvimento acadêmico, afetando os índices de aprovação, e podem se manifestar por meio do absenteísmo, trancamento e evasão do curso. Por possuírem grande influência na saúde dos jovens, os espaços universitários são ambientes estratégicos para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde desses estudantes. Para isso, o uso de ferramentas são importantes para facilitar a aproximação, interesse e colaboração, especialmente dos jovens. Assim, o projeto tem como objetivo analisar as tecnologias e suas contribuições para a promoção da saúde dos estudantes universitários. O estudo trata-se de uma Scoping Review (SR) baseada na Joanna Briggs Institute (JBI) e pautado na proposta de Arksey e O’Malley (2005). Para o desenvolvimento do projeto também foram adotadas as recomendações do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA-ScR). Adotou como estratégia PCC do estudo: P (população) – estudantes universitários; C (conceito) – tecnologias; C (contexto) – promoção a saúde. Sendo as questões de pesquisa “Quais são os tipos de tecnologias utilizadas no contexto universitário? E quais são suas vantagens e limitações para a promoção da saúde dos estudantes universitários?”. Os critérios de elegibilidade definidos foram estudos cujos participantes da pesquisa fossem estudantes em instituições de nível superior e que foram inseridos em alguma atividade de promoção à saúde. Além disso, utilizou-se pesquisas disponíveis na íntegra, em meio eletrônico de forma gratuita, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem delimitação temporal. Excluindo estudos em formato editorial, carta ao editor, ensaios teóricos, estudos de reflexão, artigos de opinião e estudos duplicados nas bases de dados. As bases selecionadas para o estudo foram: Medline/Pubmed; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL); Web of Science; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS); BDENF; Scopus; Cochrane, SciElo, Education Resources Information Center (Eric), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), The National Library of Australia’s (Trove), Academic Archive Online (Diva), Digital Access to Research Theses (Dart), Europe E-Theses Portal, Electronic Theses Online Service (EThOS), Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), National ETD Portal, Theses Canadá e Google acadêmico. Para a seleção, coleta e organização dos estudos será utilizado os softwares EndNote e Rayyan. A coleta de dados será realizada entre os meses de julho e agosto de 2022. Os dados serão agrupados e apresentados em quadros e tabelas para facilitar a disposição dos achados e melhor visualização.