Construção e validação de um vídeo de animação sobre cuidados com pessoas com estomias de eliminação
Educação em saúde; Estomias; Animação, Filme e Vídeo Educativo; Estudos de validação.
Estomia de eliminação é o termo utilizado para definir a estomia que permite a eliminação de urina (urostomia ou cistostomia), ou fezes (colostomia ou ileostomia). Neste processo, o indivíduo pode estar vulnerável a momentos de tristeza, medo e vergonha, o que pode acarretar em afastamento dos ciclos sociais e atividades rotineiras. Diante dessa realidade, o enfermeiro desempenha um papel importante no processo de adaptação da pessoa e família com orientações sobre os cuidados com a estomia, podendo fazer uso de recursos para educação em saúde. Dentre eles, destaca-se o uso de vídeos educativos, como as animações. Essa é uma estratégia considerada eficaz porque instrumentaliza as práticas pedagógicas da enfermagem na construção do processo do cuidado, promovendo a adaptação e estimulando o cuidado, autoconfiança, segurança e aceitação. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é produzir um vídeo de animação sobre os cuidados das pessoas com estomias de eliminação. Trata-se de um estudo metodológico que será dividido em três etapas operacionais: pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção será desenvolvido o conteúdo do roteiro, os elementos da pré-produção como sinopse, argumento, organização do roteiro e desenvolvimento do storyboard. Em um segundo momento, o roteiro será validado por enfermeiros especialistas de conteúdo e especialistas técnicos que produzem vídeos com o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e um instrumento adaptado, respectivamente. Na fase produção, será realizada a seleção dos personagens e cenários, reuniões para a produção, e gravação de voz. Na etapa de pós-produção, o vídeo será finalizado com a ajuda de especialistas de mídias e edição de vídeo e, por fim, validado por pessoas com estomias que frequentam o Centro de Reabilitação Adulto através de um instrumento adaptado para avaliação de filme. Para medir a concordância entre os juízes, será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e, para medir a confiabilidade, será utilizado o Interrrater Agreement (IRA). Esperamos que ambos os indicadores atestem a qualidade do vídeo produzido enquanto recurso a ser utilizado para promover a educação em saúde. O estudo está em conformidade com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o estudo só será realizado após autorização das instituições e após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN. Todos os preceitos éticos de pesquisa em seres humanos serão atendidos.