Elaboração de podcast como ferramenta educacional para pessoas com estomias: um estudo de validação
Educação em saúde; Estomias; Podcast; Estudos de validação.
Pacientes com estomias são aqueles submetidas a um procedimento cirúrgico cujo objetivo é exteriorizar uma parte do sistema digestório, respiratório ou urinário, por meio de uma abertura artificial que permite a comunicação do órgão interno com o meio externo para a manutenção da vida. Para ajudar no enfrentamento dessa situação, o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/SAS/MS nº 400/2009 dispondo das Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas com Ostomia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as atribuições define que a atenção à saúde das pessoas com estoma seja composta por ações de educação em saúde. Os podcasts são arquivos digitais de áudios disponíveis em plataformas na internet cujo objetivo é a transmissão de informações, e quando bem aplicados podem ser considerados uma alternativa inovadora para a prática educativa. Com isso, o presente estudo objetiva criar a validar um podcast educativo para pacientes com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico que será dividido em quatro etapas: (1) Análise das produções de podcasts; (2) Construção do podcast educativo; (3) Validação do conteúdo do podcast; e (4) Gravação e publicação do podcast. A análise dos dados será em relação a validação do conteúdo do constructo por parte dos juízes especialista que irão emitir um parecer sobre a representatividade frente ao tema abordado, facilidade de compreensão, formato e adequação do material. Assim, o item e o instrumento como um todo, deverá apresentar validação do conteúdo com aplicação do Índice Kappa (K) para mensuração do nível de concordância e consistência entre os avaliadores em relação à permanência ou não dos itens do instrumento, como critério de aceitação, será estabelecida a concordância superior a 0,61 entre as respostas dos juízes. Também será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e será calculado dividindo-se o número de juízes que avaliaram o item como com escore de “extrema relevância” ou “relevante” pelo total de juízes, resultando na proporção de juízes que julgaram o item válido. Será considerado índice satisfatório mínimo de 0,80 tanto para avaliação de cada item como para avaliação geral do instrumento. Os dados serão organizados em planilhas com auxílio do programa Microsoft Office Excel® e os procedimentos analíticos serão desenvolvidos através de testes estatísticos utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 20.0, e os resultados apresentados no formato de quadros e tabelas. Após a etapa de validação e adequação do conteúdo o Podcast será gravado e disponibilizado de forma gratuita em plataformas digitais de músicas online, sendo uma contribuição para a continuidade das orientações sobre saúde para essa população.