ESTRATÉGIA MULTIMÍDIA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E REDUÇÃO DE ANSIEDADE DE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM QUIMIOTERAPIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Tecnologia Educacional; Multimídia; Enfermagem; Cuidador; Câncer.
O câncer infantojuvenil acomete indivíduos de zero a dezenove anos de idade, sendo as leucemias, os tumores do Sistema Nervoso Central e os linfomas, os tipos mais prevalentes nessa população. Em relação ao tratamento, a quimioterapia ainda continua sendo a terapêutica essencial para atingir a cura, seja realizada de forma isolada ou associada com a cirurgia e radioterapia. A quimioterapia repercute na vida não só da criança e adolescente, mas, de seu cuidador, que geralmente realiza modificações na sua rotina para se adaptar à nova realidade. Dessa forma, é necessário que os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro que está envolvido com o processo de educação em saúde, busque estratégias educativas que facilitem a compreensão das orientações pelo cuidador e contribuam para o aumento do conhecimento e redução da ansiedade envolvida com o início do tratamento. Neste sentido, este projeto objetiva avaliar o efeito de uma estratégia multimídia comparada às orientações padrão para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Os objetivos específicos são: verificar a ansiedade de cuidadores de crianças/adolescentes em quimioterapia antes e após o uso de uma estratégia multimídia e das orientações padrão; verificar o conhecimento dos cuidadores de crianças/adolescentes em quimioterapia mediante o uso de uma estratégia multimídia e das orientações padrão; comparar a eficácia do uso de uma estratégia multimídia com as orientações padrão para a aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças/adolescentes em quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado cego e controlado, que será realizado no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal-RN. A amostra contará com 52 cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico, divididos aleatoriamente através do processo de randomização para o Grupo Controle e Grupo Experimental. O grupo experimental receberá orientações padrão da instituição associadas a uma estratégia multimídia sobre o processo do tratamento quimioterápico - Filme de animação digital com duração de 12 minutos e 22 segundos. Enquanto o Grupo Controle receberá apenas as orientações padrão que são fornecidas na instituição. Como instrumentos de coleta de dados será utilizado o Inventário de Ansiedade Traço Estado e um instrumento para avaliação do conhecimento dos cuidadores acerca das orientações sobre o tratamento quimioterápico. Para a coleta dos dados, o estudo contará com a pesquisadora principal e mais dois pesquisadores para aplicação dos instrumentos. O pesquisador 1 fará a aplicação do instrumento para avaliar a ansiedade em todos os participantes antes do tratamento quimioterápico, a pesquisadora principal fará as intervenções nos dois grupos, e o pesquisador 2 após as intervenções, sem saber qual participante pertence a qual grupo, aplicará o instrumento de ansiedade e o instrumento para avaliar o conhecimento adquirido nos dois grupos. Em relação à análise dos dados, será feita estatística descritiva e inferencial. Antes da coleta dos dados, o projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguindo as exigências éticas da pesquisa com seres humanos.