DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO CONCEITO PACIENTE EXPERTO NO CENÁRIO BRASILEIRO
Autocuidado; Educação em Saúde; Participação do Paciente; Empoderamento para a saúde; Formação de conceito.
As equipes da Estratégia de Saúde da Família responsabilizam-se em conhecer a realidade da população e a incentivar a coresponsabilidade e participação social. O presente estudo aborda um novo conceito de educação em saúde como estratégia para alcançar o empoderamento do paciente nas práticas do autocuidado. Tal conceito denomina-se Paciente Experto. Objetivo: Análise e desenvolvimento do conceito Paciente Experto no cenário brasileiro. Método: Estudo desenvolvido com base no Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos proposto por Schwartz-Barcott e Kim (2000), operacionalizado em duas etapas: 1. Análise de contexto do Paciente Experto; 2. Desenvolvimento do conceito Paciente Experto. A primeira deu-se a partir da perspectiva de Hinds, Chaves e Cypress (1992), na qual utilizou-se os quatro níveis interativos do contexto (imediato, específico, geral e metacontexto). Os dados foram coletados por meio de uma scoping review, que resultou numa amostra final de 14 estudos. A segunda etapa foi realizada segundo as três fases preconizadas pelo modelo: 1. Fase de campo, onde os dados foram coletados mediante uma segunda scoping review, com número amostral de 145 estudos; 2. Fase teórica; na qual aplicou-se um formulário online à 15 profissionais da saúde integrantes de esquipes da Estratégia de Saúde da Família; 3. Fase analítica final, executada por meio de uma análise de conteúdo temática que permitiu comparar, integrar e analisar os dados e chegar a uma definição do conceito. Resultados: Na primeira etapa identificou-se os seguintes níveis do contexto: Particularidades do Paciente experto e o cuidado interprofissional; Implicações e desafios para o Modelo de atenção à saúde; Autogestão do cuidado em saúde e o paciente experto; e Assistência à saúde centrada no paciente. Na segunda etapa evidenciou-se como principal antecedente do conceito presença de doenças crônicas e comorbidades, como principal atributo a educação em saúde para o autocuiaddo e como principal consequente a independência na realização de atividades de vida diárias. Conclusão: A abordgem híbrida oportunizou a construção do conceito Paciente Experto e ofereceu esclarecimento, conhecimento e novos insights sobre o
empoderamento do paciente para o autocuidado em saúde. Contudo, recomenda-se que outros estudos sejam desenvolvidos como forma de apoiar a análise do objeto sob uma perspectiva ampliada, levando em consideração outras realidades.