Banca de DEFESA: JOYCE VIANA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE VIANA BARBOSA
DATA : 26/02/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=101310 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ALGORITMO PARA O USO DA HIPODERMÓCLISE


PALAVRAS-CHAVES:

Hipodermóclise. Infusões Subcutâneas. Assistência à Saúde. Cuidados de Enfermagem. Cuidados paliativos. Estudos de validação.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O uso da Hipodermóclise como terapia subcutânea se apresenta como uma técnica eficaz para medicação e reposição de fluidos, quando as vias oral e endovenosa estão inviáveis de alguma forma. Especialmente nos campos da geriatria e oncologia, devido as condições clínicas que os pacientes apresentam. Logo, se faz necessária a elaboração e a implementação de instrumentos de padronização do cuidado em relação a técnica, desde sua escolha até seu uso, na tentativa de apoiar a tomada de decisão dos profissionais de saúde, e assim, fomentar o cuidado de forma planejada. Nesta perspectiva, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: Quais elementos são necessários para construir e validar o conteúdo e a aparência de um algoritmo que auxilie na indicação de pacientes ao uso da hipodermóclise? E, tem como objetivo desenvolver e validar um algoritmo para auxiliar na indicação da hipodermóclise em paciente adulto. Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de conteúdo e aparência de uma ferramenta assistencial. A pesquisa considera a proposta do Modelo de Pasquali, o qual é organizado em três etapas, a saber: procedimentos teóricos, em que uma revisão de escopo foi realizada para identificar e mapear as evidências sobre os critérios de elegibilidade/indicação de pacientes adultos para uso da hipodermóclise; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do algoritmo, que foi elaborado a partir do software Bizagi Modeler, para validação do conteúdo e aparência via Google Forms e as etapas Delphi com juízes especialistas na área para obtenção de consenso. e, procedimentos analíticos em que foi realizada a análise dos dados  da fase anterior por meio do coeficiente de validação de conteúdo. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os juízes. O estudo está em consonância com os preceitos éticos, com aprovação autenticada pelo parecer do Comitê de Ética em Pesquisas da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o CAAE: 39785520.6.0000.5568. Após a construção do algoritmo, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo e aparência. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que o algoritmo é relevante como um instrumento de apoio a tomada de decisão e o fortalecimento da prática de enfermagem baseada em evidências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS MELO DE SOUZA - UFCSPA
Interna - 1999246 - ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
Externa à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ
Presidente - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 16:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao