RESULTADOS DA EDUCAÇÃO POR PARES NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM ADOLESCENTES
HIV; Adolescentes; Educação em saúde; Educação por pares.
Os jovens são considerados um dos grupos de maior vulnerabilidade que vem ganhando destaque diante da epidemia global HIV/AIDS, porém, inda há um longo caminho a percorrer no que se refere às metas do UNAIDS para 2030, que incluem alcançar e estabelecer medidas efetivas de prevenção. Como metodologia refinada da educação em saúde, a educação por pares tem sido delineada como uma forma significativa de prevenção e promoção da saúde em adolescentes. Objetivo: Verificar os resultados da educação por pares na prevenção do HIV/AIDS em adolescentes. Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão sistemática. O delineamento do método se desenvolverá com base nas diretrizes definidas pelo Cochrane Handbook (2011) e no instrumento The PRISMA Statement (PRISMA). A amostra será constituída por estudos de intervenção acerca da educação por pares como estratégica educativa de prevenção de HIV/AIDS em adolescentes. Serão incluídos trabalhos com foco específico na educação por pares na prevenção de HIV/AIDS em adolescentes e estudos com delineamento do tipo caso-controle, cujos dados tivessem sido avaliados e comparados antes e depois da intervenção. Serão excluídos estudos do tipo série temporal, relatos de caso, estudos que incluíram adultos e crianças, estudos realizados com dados secundários e aqueles que não utilizarem a educação por pares como intervenção. O levantamento dos estudos contemplará as bases de dados: PMC, Elsevier, Pubmed, Web Of Science , Scopus, Onefile, Lilacs, JBI além dos diretórios de teses e dissertações da CAPES para acesso da literatura cinzenta. Para a construção da pergunta norteadora será utilizada a estratégia PICO (Problem, Intervention, Control or Comparasion, Outcomes) gerando a pergunta “Quais os resultados da educação por pares na prevenção do HIV/AIDS em adolescentes?”. A busca utilizará descritores indexados no MeSH: Peer Group; Peer Influence; Acquired Immunodeficiency Syndrome;Primary Prevention; Health education; Adolescent. Para a seleção dos estudos, será realizada a prévia avaliação dos títulos e dos resumos verificados em uma busca inicial a qual será executada por dois pesquisadores, de maneira independente e cegada, correspondendo rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão e demais aspectos preliminarmente definidos no protocolo de pesquisa. Os dados serão organizados em uma planilha eletrônica, construída no Microsoft Office Excel e analisados por meio da estatística descritiva através do pacote estatístico SPSS versão 21.0 for Windows. Será aplicado o coeficiente de concordância de Kappa para verificar a concordância entre os dois pesquisadores para suas respectivas avaliações ordinais de uma mesma amostra.