Proposição diagnóstica para o Atraso no crescimento em adolescentes: análise de conteúdo e validação clínica
Diagnóstico de enfermagem. Estudos de validação. Adolescente. Insuficiência de Crescimento. Escolares.
O termo crescimento é, muitas vezes, empregado imprecisamente como sinônimo de desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um fenômeno biológico complexo determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma serie de alterações e o seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo, analisar os fatores influenciadores e as características desse atraso durante a adolescência e ainda contribuir ao avanço da enfermagem, esse estudo tem como objetivo realizar uma proposição diagnóstica sobre o atraso no crescimento em adolescentes diante das etapas de análise de conteúdo e validação clinica. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram solicitadas as opiniões dos especialistas com relação à adequação dos componentes e definições da proposição diagnóstica, por meio do grupo focal com nove enfermeiras da prática clinica e que trabalham com diagnósticos de enfermagem. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. Na segunda etapa foram avaliados, na prática clínica, os consequentes mais acurados para a proposição diagnóstica Atraso no Crescimento em adolescentes. O instrumento foi aplicado em 385 adolescentes de oito escolas estaduais localizadas no município de Natal. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, foram adotadas medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, mensuração das medidas de acurácia das características definidoras do diagnóstico apresentado. Esse processo foi realizado através da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 57945016.4.0000.5537. A proposição diagnóstica resultou em 15 indicadores, oito fatores relacionados ao atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para o diagnóstico proposto, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. Os especialistas julgaram pela alocação do diagnóstico segundo a taxonomia da NANDA no Domínio 13 “Crescimento/desenvolvimento” e na Classe 1 “Crescimento”. Assim, espera-se contribuir para o raciocínio diagnóstico do enfermeiro no tocante ao cuidado ao adolescente, bem como ampliar o estado da arte de enfermagem