Análise de conteúdo e validação clínica do diagnóstico de enfermagem atraso no crescimento
Diagnóstico de enfermagem. Estudos de validação. Adolescente. Insuficiência de Crescimento. Escolares.
O termo crescimento é muitas vezes confundido conceitualmente com o desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um fenômeno biológico complexo determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma serie de alterações e o seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo e analisar os fatores influenciadores e as características desse atraso durante a adolescência, esse estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e as medidas de acurácia do diagnóstico de enfermagem Atraso no crescimento em adolescentes. Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram solicitadas as opiniões dos especialistas com relação à adequação dos componentes e definições do respectivo diagnóstico, por meio do grupo focal com nove enfermeiras. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. A segunda etapa avaliará, na prática clínica, as características definidoras mais acuradas para o diagnóstico Atraso no Crescimento em adolescentes. O instrumento está sendo aplicado em 385 adolescentes de oito escolas estaduais localizadas no município de Natal. Para análise dos dados, será utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, serão adotadas medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, haverá mensuração das medidas de acurácia das características definidoras do referidos diagnóstico. Esse processo acontecerá através da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 57945016.4.0000.5537. Os resultados parciais referentes à primeira etapa desse estudo resultaram em oito fatores relacionados ao atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para o diagnóstico, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. Foi realizado um teste piloto para analisar a adequação do instrumento para a realização da etapa de validação clínica. Assim, espera-se contribuir para o raciocínio diagnóstico do enfermeiro no tocante ao cuidado ao adolescente, bem como ampliar o estado da arte de enfermagem.